Todos os 2,8 mil postos da Bahia estão sem combustível, segundo informou o Sindicato do Comércio de Combustíveis e Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia), na manhã deste sábado (26).

“Acabou e não temos perspectiva de reabastecimento. Acredito que nenhum posto de Salvador e da Bahia tenha mais produtos para vender. Em Salvador apenas o posto Petrobras do Stiep tem, mas o combustível de lá está separado para reserva técnica da Polícia Militar para situações de emergências. O agravante é que há serviços essenciais que estão em situação crítica. A Coelba, por exemplo, já está sem produto e não podemos fazer nada”, afirmou o presidente do Sindicombustíveis, Walter Tannus.

Segundo o sindicato há estabelecimentos fechados por falta de produtos desde o dia 23 de maio. “O movimento dos caminhoneiros trouxe à discussão a alta carga tributária dos combustíveis, o que impõe uma solução também para a gasolina, sob pena de outras categorias se mobilizarem trazendo conseqüências para o abastecimento dos veículos movidos a gasolina e etanol”, afirmou o sindicato.

Forças Armadas vão garantir abastecimento, diz governo

O governo acionou as forças de segurança federais para liberar as estradas e as Forças Armadas serão utilizadas para garantir o abastecimento da população. Para isso, será editada uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), válida até o dia 4 de junho. A notícia foi dada ontem, 25, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

Carlos Marun, da Secretaria de Governo, afirmou ainda que governo começou a aplicar multa de R$ 100 mil às transportadoras por hora parada. Greve entrou no sexto dia neste sábado (26).

Marun diz que governo tem ‘convicção de locaute’ e que PF pediu prisão de empr

Com a interdição das pistas, em Camacã, os combustíveis acabaram no final da manhã de ontem (25)

esários

O ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, afirmou neste sábado (26) que a Polícia Federal já fez pedidos de prisão para empresários que, segundo o ministro, estão por trás de um locaute na paralisação de caminhoneiros.

“A PF já tem inquérito abertos para investigar essas suspeitas. E os empresários suspeitos serão intimados. Rogério Galloro [diretor-geral da PF] também nos informou que já existem pedidos de prisão. Estão aguardando manifestação da Justiça”, completou o ministro.

Marun informou ainda que o governo começou a aplicar multas no valor de R$ 100 mil por hora parada para donos de transportadoras.

CAMACÃ

Em Camacã os combustíveis começaram a ficar escassos na última quinta-feria (24) e acabaram totalmente por volta do meio dia de ontem (25), quando os consumidores esgotaram o estoque do último posto que ainda abastecia. Os botijões também acabaram ontem. Na feira livre e nos mercados, já faltam verduras e temperos e o comércio funcionou precariamente, já que os produtores rurais não podem trazer mercadorias e nem clientes podem vir de outras localidades, sem combustíveis.