“Uma população sem cultura, não terá o que contar no futuro”. Esse foi o lema de uma das quadrilhas que se apresentaram no 1º Concurso de Quadrilha de São João do Panelinha/Camacã. Ao todo foram 8 equipes de Camacã, Leoventura, Panelinha (2), Uruçuca, Pimenta (Mascote), Paraíso (Mascote), Santa Luzia e Pau Brasil.

Promovido pela Prefeitura Municipal, o concurso movimentou a praça principal e atraiu um grande público regional, que se divertiu com um evento, ainda raro na nossa região, apesar dessa tradição nordestina já ser secular.

A Chapéu de Palha representou Camacã, no concurso de quadrilhas

Professora Lurdinha (Ballet), Agobar Stolze, Marcus Paulo, Claudemir  e  Maurício Pimenta, foram os jurados, de uma noite em que o mais importante era celebrar a participação da cultura popular da nossa região. “Para nós, é muito importante esse prêmio. São três anos de luta e ensaios. Logo no nosso primeiro concurso conseguimos essa vitória. Vale a pena movimentar a cultura, o esporte… A cultura em qualquer modalidade. Foi um grande prazer participar e motivar  esse evento aqui em Panelinha”, comemorou Diego Alves, diretor da Quadrilha Mendigos de Gravata, de Uruçuca, que, com uma coreografia, enredo, animação e figurino impecáveis, levou o primeiro lugar.

A Mendigos de Gravata de Uruçuca, levou o R$ 1 mil pelo primeiro lugar

“Agradecemos a toda comunidade de Panelinha, que decorou as ruas, colocou barracas, se animou e fez desse concurso algo digno dessa participação popular de hoje. É um resgate dessa tradição do nordeste. Nosso povo merece diversões com essa qualidade. A alegria de cada participante das quadrilhas e das  famílias que acompanharam o evento, nos motiva a continuar”, disse o vice-prefeito, Paulo do Gás. A WB Áudio e Vídeo participou da coordenação e registrou o concurso. A Carrocinha Luxúria, de João Paulo Guedes, sonorizou. Wellington Brito, foi o apresentador da noite, que deve se repetir nos próximos anos.

Arrasta Pé (Leoventura/Camacã) – 2º Lugar, Arrocha o Nó (Panelinha) – 3º Lugar, Chapéu de Palha (Camacã), Fogo no Faxo (Pimenta/Mascote), Rancho Alegre (Paraíso/Mascote) , Casa Xêa (Santa Luzia), Fogo na Saia (Pau Brasil), receberam homenagens e, o primeiro e o segundo lugares ainda levaram  premiação em dinheiro e compuseram o cenário da primeira, de muitas noites de quadrilhas, forrós e diversão, já tradicionais na junina, festiva e acolhedora Panelinha.

     

Fotos: WB Áudio e Vídeo