Lídice da Mata (PSB), senadora: “Aqueles que achavam que o PSB está isolado, estão enganados”

Após reunião tensa que durou quase quatro horas, o PSB da Bahia manifestou publicamente, por meio de nota, a indignação do partido com a decisão do governador Rui Costa (PT) em excluir a senadora Lídice da Mata da chapa majoritária. A vaga foi dada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ângelo Coronel (PSD), conforme foi anunciado na tarde desta segunda-feira, 25, pelo governador.

“Esta exclusão revela um profundo equívoco na condução do processo político”, diz a nota, acrescentando que “o PSB não terá compromisso com este erro histórico”.

Entre os argumentos listados para justificar a discordância com o governador, lembra que a luta das mulheres cresce no mundo inteiro e que, na contramão, o campo progressista na Bahia apresenta uma chapa só de homens – e brancos – para o eleitorado baiano.

A executiva do PSB volta a se reunir no dia 3 de julho (na terça-feira da próxima semana), tempo que o partido pretende ouvir a militância para decidir o rumo político a tomar. Não está descartado que Lídice dispute o Senado em uma chapa avulsa.

“Aqueles que achavam que o PSB está isolado, estão enganados”, afirmou a senadora ao A TARDE, lembrando que uma boa parte da militância progressista, especialmente mulheres de outros partidos, inclusive do PT, defendem a candidatura ao Senado do PSB. Lídice, no entanto, mantém o apoio à candidatura de Rui ao governo e de Jaques Wagner (PT) ao Senado.

A senadora embarca na manhã desta terça, 26, para Brasília, onde se reúne com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para tratar da questão. Siqueira declarou dias atrás que o partido apoiaria uma eventual chapa avulsa de Lídice ao Senado.

Rui confirma Coronel ao Senado e anuncia estratégia de pré-campanha

Em reunião de duas horas e meia com líderes partidários, na qual confirmou o nome do presidente da Assembleia Legislativa (Al-BA) Ângelo Coronel para o Senado, em sua chapa majoritária, o governador Rui Costa (PT) anunciou estratégia de pré-campanha, com caravanas ao interior do estado, a partir do dia 7 de julho, e construção coletiva de um Programa de Governo Participativo (PGP). O encontro ocorreu no fim da tarde desta segunda-feira, 25, no Palácio de Ondina, em Salvador, e foi fechada à imprensa.

Com a já esperada oficialização do nome de Coronel, que disputava a vaga com a senadora Lídice da Mata (PSB), a chapa fica completa com os nomes de Jaques Wagner (PT), que também concorre à senatória, e João Leão (PP), para vice-governador. As suplências das cadeiras ao Senado não foram discutidas nesta segunda, informaram líderes partidários . Em respeito à ausência do PSB, que realizava, naquele momento, plenária para discutir o destino político de Lídice.

A informação é a de que até o dia 6 de julho, as suplências sejam oficialmente anunciadas. Até lá, Rui tem pela frente conversas com o PSB, que coloca o nome do deputado federal Bebeto; PCdoB, cujo pretendente é o presidente estadual da legenda, deputado federal Davidson Magalhães, e com o PP, cuja indicação seria à do deputado federal Ronaldo Carletto.

 

.

 

 

.

 

 

Fonte: A Tarde