O ‘pé-de-serra’ do Trio Iracema, de Itabuna, foi uma das atrações de Leoventura

Tudo começou no dia 9 de junho, quando o Festival de Quadrilhas aqueceu a Concha Acústica de Camacã, com quadrilhas juninas e  muito forró com o cantor Jony – O Vaqueiro na Estrada. Nesse mês de Copa, foi o ‘pontapé inicial’ dos eventos Juninos realizados e apoiados pela Prefeitura de Camacã. Depois, a Prefeitura apoiou o tradicional Arraiá de Jacareci, realizado entre os dias 15 e 17 de junho.

Palco e sonorização P.A., compuseram a estrutura do Arraiá de Jacareci

 

 

O cantor Dinho Oliver, no trio em Panelinha

 

PANELINHA É TRADIÇÃO

Já em Panelinha, no dia 22, o Concurso de Quadrilhas movimentou a praça principal com 8 equipes de Camacã, Leoventura, Panelinha, Uruçuca, Pimenta (Mascote), Paraíso (Mascote), Santa Luzia e Pau Brasil. Houve premiação em dinheiro, ajuda para custeio dos figurinos e troféus para as quadrilhas.  No dia seguinte, sábado, 23, Vannoly Cigano, Dinho Oliver, Turma da Bregadeira, blocos e paredões, mantiveram a tradição acessa e Panelinha viveu um fim de semana de festa que se arrastou até a noite do domingo, 24.

Cantor Vanoly Cigano, também animou o São João de Panelinha

Que ainda teve o 1º Concurso de Quadrilhas Juninas, que deu novo brilho a festa e premiou todas as equipes participantes

O inédito Concurso de Quadrilhas Juninas contou com equipes de várias cidades da região

Para fechar o período Junino, Leoventura recebeu as bandas Trio Iracema, Carlos Aguiar, Flor Que se Xêre, Lara Sévla, Jony, O Vaqueiro na Estrada e Jabinho Sena, além da apresentação de quadrilhas. “Uma festa simples, mas que resgatou a tradição do forró pé de serra, muito bem organizada pela comunidade que se doou  no trabalho e se divertiu  muito. Festa assim,  há tempo não se via, sem violência e com excelente segurança. A comunidade amou, os barraqueiros também gostaram pois  tiveram seus  lucros. Agradecemos ao prefeito Oziel e ao vice Paulo do Gás. Que ano que vem tenha mais forró como esse!”, disse Monique, da comissão organizadora da comunidade de Leoventura, que contou ainda, com o apoio do Vereador Bacalhau.

Portal da entrada e o povo em festa em Leoventura

EMPENHO

“A Prefeitura deu apoio a Jacareci, ao festival e ao concurso de quadrilhas, a Panelinha e fechamos com esse São Pedro de Leoventura, em que a comunidade local e os visitantes curtiram as atrações musicais que priorizaram o autêntico forró. O mais importante, é que superamos as dificuldades que são gerais, movimentamos a economia local e mantivemos a tradição dos festejos Juninos de Camacã! Ficamos felizes com a demonstração de entendimento e participação das comunidades, que ornamentaram as ruas de todos os distritos, montaram suas quadrilhas e barracas e curtiram um mês de muito forró”, disse o vice-prefeito de Camacã, Paulo do Gás, que participou diretamente da organização dos eventos.

Destaque regional, a cantora Lara Sévla levou forró e animação a Leoventura

Paulo do Gás, com o jovens de Panelinha, que organizaram os blocos e ornamentaram as ruas