Com investimento inicial de quase R$ 1,5 milhão, o IFBA irá construir o primeiro módulo em Camacã

O Instituto Federal da Bahia é uma instituição de ensino tecnológico criado há décadas pelo então presidente Nilo Peçanha, está  presente em dezenas de cidades e agora a região do CIMA – Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica,  fará parte das regiões atendidas. Essa unidade que a ser instalada em Camacã, será a primeira que não terá nome de cidade, sendo o “Campus da Sustentabilidade” e atenderá do ensino profissional tecnológico do ensino médio ao superior, atuando de Valença a Nova Viçosa, no extremo sul baiano.

Segundo o vereador Nego Elder – PC do B de Pau Brasil, com atuação regional,  o reitor do IFBA Renato Anunciação já autorizou a equipe de engenharia do instituto a tomar as providências necessárias para que esse primeiro módulo seja inaugurado ainda neste ano. A pedra fundamental será lançada em setembro, o CAMPUS IFAMA  terá laboratórios espalhados por todo o Estado. Hoje o IFBA já está presente em Pau Brasil, Camacã, Una, Mascote, Santa Luzia, Jussari e Buerarema com cursos de TI com servidores contratos, com laboratórios novos, bem equipados ofertando ensino tecnológico.

Planta do IFBA que será construído próximo a rodoviária de Camacã

“O prefeito de Santa Luzia e também presidente do CIMA, Antônio Guilherme já foi comunicado e nos próximos dias será oficializado toda a ação. Temos muito que agradecer a este grande investimento, a união dos movimentos sociais através da TEIA e dos prefeitos do CIMA foi vitoriosa. “São muitas mãos trabalhando, superando as diferenças, num pensamento único de promover o desenvolvimento da região. Essa ação está ligada a um programa de recuperação de 200 mil hectares de cacau e a implantação de 200 mil hectares de sistemas agroflorestais que gerará bilhões em reservas para a Ig do Cacau, priorizando o sistema Cabruca”, disse

Reuniões do CIMA, ainda com a presença da saudosa prefeita de Camacã, Ângela Castro

Nego Elder, que o primeiro secretário executivo do CIMA e está diretamente ligado a essa ação.

“Tudo isso começou lá atrás, com prefeitos, lideranças, vereadores e autoridades. Professor Renato Anunciação jamais será esquecido por essa grande obra. Agradeço a saudosa prefeita Ângela, a seu Guilherme, a Joelson da TEIA dos Povos e a Dr. Alberto pela confiança” declarou Nego Elder, reafirmando que a vitória é de toda região.

Numa audiência ocorrida em Salvador, nessa quarta, 12, o reitor Renato assegurou a instalação do IFBA em Camacã. “Vamos fazer a obra. Meu papel é promover educação tecnológica de qualidade e iremos fazer, cumprindo a meta de interiorizar a educação em toda a Bahia” declarou o reitor.

Davidson Magalhães com Frederico Borges, doador do terreno que será construído o IFBA