“Quem não luta pelo futuro que quer, tem que aceitar o futuro que vier. Independente do que acontecer, vamos continuar lutando pelo desenvolvimento social de Camacã e região”.

 

A eleição 2018 em Camacã trouxe uma novidade: um candidato local a deputado foi o mais votado para a Câmara. Sem o apoio dos ‘caciques’ políticos e utilizando parcos recursos, Miguel da Caixa obteve 1.395 votos somente no município, ficando à frente de deputados que exercem mandatos e que tem longa história de boas votações em Camacã, como Alice Portugal, além de Antônio Brito, Jorge Solla e Cacá Leão.

Apuração dos votos em Camacã: 1.395 votos

“Foi uma campanha que me ajudou a acreditar que é possível participar de uma eleição com poucos recursos e muita determinação. Defendi somente a necessidade de a nossa região voltar a se desenvolver. A nossa região é rica, precisamos discutir os caminhos que devemos trilhar para o nosso desenvolvimento econômico e social”, disse Miguel após a votação.
Sobre a própria avaliação sobre o  êxito nesta eleição, Miguel acredita que a sua candidatura gerou nas pessoas “a sensação de que nossa região é rica, que é possível gerar emprego e se desenvolver”. No total, o candidato Camacaense obteve 1.749 votos para deputado Federal.

“O povo tá cansado de votar em candidatos de outras regiões que só aparecem aqui de 4 em 4 anos”.

“Esperava ter mais votos do quando me candidatei a prefeito. Muitas pessoas vinham me falar que iam me dar o voto. Não tive nenhum cabo eleitoral que trabalhasse diariamente pra mim. O povo tá cansado de votar em candidatos que não cumprem aquilo que prometem para a nossa região. Também existe a insatisfação da nossa população em votar em candidatos de outras regiões, os chamados “Copa do Mundo”, que só aparecem de 4 em 4 anos. Cansou”, avaliou.
Diante da realidade nacional que exige grandes investimentos, fortes alianças com lideranças, prefeitos e vereadores, dentre outros, para que obtenham êxito, ‘geralmente articuladas no tradicional toma lá dá cá’- , Miguel afirma seguir o caminho inverso.

Eleitor cumprimenta Miguel após a expressiva votação conseguida em Camacã

VITÓRIA

Concorrendo a deputado Federal pelo PSOL, mesmo não se elegendo, Miguel se diz feliz com o resultado que demonstrou prestígio local. No dia seguinte a eleição, a primeira coisa que fez foi orar. “Na segunda, não me preocupei com o resultado e fui à Missa agradecer a Deus por ter me comportado como se deve, como as pessoas desejam que o político se comporte, sem estar comprando, sem mentiras e sem dizer que vai fazer o que não tem condições de fazer. Depois, nas ruas, as pessoas continuam me parabenizando e elogiando por minha coragem”.
Segundo Miguel, o maior sentimento é de gratidão. O Camacaense  afirmou ainda, que pretende continuar na luta política. “Quem não luta pelo futuro que quer, tem que aceitar o futuro que vier. Independente do que acontecer, vamos continuar lutando pelo desenvolvimento social de Camacã e região”.