O Sul da Bahia será sede do lançamento do novo crédito do INCRA e levará o nome da biodiversidade da nossa região cacaueira: CRÉDITO CABRUCA.  Um total de 42 desses contratos irá atender trabalhadores rurais do Terra Vista, que é uma área de reforma agrária referência na produção orgânica de cacau e chocolate artesanal na Bahia e possui 55 famílias assentadas. Ao todo, até o fim do ano, o Incra irá formalizar 300 contratos da modalidade Cacau do Crédito Instalação. A perspectiva é de que cinco mil famílias assentadas poderão ser atendidas por essa linha de crédito no futuro.

O lançamento faz parte do Dia de Campo, que acontece no Assentamento Terra Vista, em Arataca, a partir das 11 horas. As famílias assentadas produtoras de cacau poderão acessar até R$ 18 mil em recursos. Na Bahia, existem 118 assentamentos que somam 19 mil hectares destinados, exclusivamente, a cacauicultora. Durante o Dia de Campo, que acontece no projeto de assentamento Terra Vista e começa às 8 horas e vai até às 16 horas, o Incra ainda anunciará parcerias com a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Acontecerão oficinas sobre o sistema de produção e manejo do cacau agroecológico, além de acompanhamento dos processos pós-colheita do cacau. Durante o evento, produtos agroecológicos serão apresentados em estandes.O crédito foi uma ação do INCRA, atendendo às comunidades locais, institutos federais, Universidade Federal do Sul da Bahia e CEPLAC, dentre OUTROS. A ação está sendo coordenada pelo servidor de carreira do INCRA, o canavieirense Douglas.

O projeto prevê a recuperação de 400.000 hectares no sistema Cabruca, visando também, a preservação da Mata Atlântica

A partir de agora serão R$ 18 mil por famílias assentadas em projetos de assentamento – PA, dos territórios onde a base produtiva é cacau. Serão assinados os primeiros quase 100 contratos, num total que deve chegar a 300,  que serão assinados pelo INCRA ainda esse ano.
“Temos que reconhecer que esta é boa  ação e independe do governo,  devemos apoiar. O Douglas cumpriu tudo que tratou conosco. Liderados pelo mestre Joelson, nós da TEIA temos dialogado muito sobre o tema CABRUCA que tem o cacau como principal atividade. Nós apresentamos ao Governo Federal, Estadual, aos consórcios e aos movimentos sociais um programa para recuperar a economia da região. Estamos recuperando 200 mil hectares de cacau ao tempo que a gente também implanta os sistemas agroflorestais”, afirmou o vereador de Pau Brasil, com atuação regional, Nego Elder.

“A agroecologia pode salvar a Mata Atlântica. Podemos gerar inteligência, promover a inovação tecnológica, enfim, dar uma guinada do desenvolvimento rural, social e econômico do estado da Bahia. Sou soldado disso. Joelson nos formou para isso. Também é importante pontuar o compromisso da superintendência do INCRA na Bahia, do Chefe do escritório avançado Sr. Marcos Nery”, pontuou o vereador que também é membro da TEIA DOS POVOS.
O evento será no PA TERRA VISTA em Arataca, na próxima terça 13 a partir das 09:00 horas.

Serviço:
Mais informações com Deyse, Joelson ou Marcos Nery no escritório avançado do INCRA em Itabuna.

Cel.: 98133-1032 / 981087654 / 99996-9178