Uma tonelada e meia de cocaína, avaliada em R$ 30 mihlhões, foi apreendida em uma operação conjunta das polícias Federal (PF) e Militar (PM)  na cidade de Juazeiro (a 505 quilômetros de Salvador) na noite desta sexta-feira, 23. A quantidade representa a maior apreensão deste tipo de entorpecente na história da Bahia, segundo o órgão federal.

O registro supera a cocaína encontrada no Porto de Salvador, em junho deste ano. Na época, os policiais localizaram 1.420 quilos da substância em malas. O entorpecente, na ocasião, foi avaliado em R$ 23 milhões.

Tonéis plásticos

A droga, apreendida nesta sexta, era transportada em uma carreta, proveniente de São Paulo, escondida em meio a uma carga de tonéis plásticos. A polícia conseguiu inteceptar a droga durante um bloqueio realizado na BR-407.

O motorista do caminhão e outras duas pessoas, que estavam em outro veículo, foram presos em flagrante. Segundo a PF, dois detidos seguiam a carga como “batedores” para garantir a segurança do entorpecente. A identidade dos envolvidos não foi divulgada.

Os três suspeitos irão responder pelos crimes de tráfico drogas e associação para o tráfico. Somadas, as penas podem chegar a 25 anos de reclusão. A polícia segue investigando outros possíveis envolvidos no crime.

A droga apreendida nesta sexta seria destinada para cidades do nordeste e países da América do Norte e da Europa, segunda a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).