Por Marcus Paulo

Com contas com indicação de rejeição emitida pelo Tribunal de Contas dos Municípios, o ex-prefeito de Camacã, Arildo Evangelista (PSL), para que não ficasse inelegível, precisava de ‘maioria qualificada’, ou seja, 9 dos 13 votos contrários ao parecer do Tribunal, na sessão da Câmara Municipal de Camacã, realizada na noite de hoje, 11, que transpareceu o clima de embate entre os dois principais grupos políticos de Camacã

A Lei da Ficha Limpa determinou que fiquem  inelegíveis candidatos que tiveram contas rejeitadas “pelo órgão competente”. É, portanto necessário, sempre a desaprovação das contas pelas câmaras de vereadores para tornar alguém inelegível.

Vereadores como Valdir Veloso e Didico defenderem a votação a favor de Arildo, prometendo inclusive que votarão a favor da aprovação das contas do atual prefeito Oziel, caso este tenha contas rejeitadas pelo Tribunal, pelo mesmo motivo: índice pessoal.

Arildo finalizou o mandato com gastos em torno dos 70%,  acima  dos limites para os municípios, que são de 54% de gastos com pessoal. Este percentual é apurado dividindo a soma das despesas com pessoal no mês em curso mais os 11 meses anteriores pela Receita Corrente Líquida do mesmo período.

A VOTAÇÃO

Os vereadores Fábio da Bios, Miquéias, Waguinho da Farinha, Bacalhau  e Sinha, votaram a favor do parecer do Tribunal, rejeitando as contas de Arildo. Já Sargento Ferraz, Didico, Valdir Veloso, Fábio Borges, Lucas Muniz, Fernando de Mestre Pedro, Curupira do Leite e Romeu da Ambulância votaram contra. Resultado que, caso legitimado, tornará o ex-prefeito inelegível por 8 anos.

Apoiadores de grupos políticos do município, acompanharam a seção

O ÁUDIO DO TUMULTO

Após o resultado da votação, Valdir Veloso, aliado político de Arildo, solicitou da presidência da Câmara,  a autorização para divulgação em plenário de um áudio que “consistia numa grave denúncia que macularia o resultado da eleição”. O presidente da Câmara Sargento Ferraz, colocou a solicitação em votação. Todos os vereadores –  inclusive o próprio Miquéias – autorizaram.

No áudio, o vereador Miquéias afirmava a um interlocutor que depois foi revelado com sendo um comerciante da cidade aliado político de Arildo, que o havia prometido o voto a favor de Arildo, mas que iria mudar. “Vai me perdoando mas eu tenho que seguir a indicação do TCM. Tenho minhas indicações… estou com coração partido”.

A sessão seguiu acalorada com princípio de tumulto,  ameaças e empurra-empurra. O presidente interveio acalmando os ânimos. “Tenho cinco dias para encaminhar o resultado final da votação que foi de 5 votos a favor do parecer e 8 contra, para o Ministério Público analisar. Encaminharei junto com a denúncia do vereador Valdir Veloso que pede a apuração, juntamente com o pedido de anulação da votação solicitada por Didico”.

A votação para autorizar a publicação do áudio foi aprovado por todos os vereadores

Apesar de pertencer ao grupo político do atual prefeito Oziel, Ferraz disse que foi justo. “Votei consciente contra o parecer do Tribunal e agora vou aguardar a decisão do Ministério Público”. Quanto aos bate- bocas e acirramento ocorrido no plenário, o presidente da Câmara entendeu como algo normal. “É uma disputa pelo destino político de uma pessoa. Acontece em qualquer Câmara, na Assembléia e até no Senado. É a livre manifestação pública e faz parte da democracia”, justificou.

Nos bastidores, ficou um cheiro de revanche por parte dos vereadores que repudiaram votação desfavorável a Arildo. Na próxima sessão da Câmara de Camacã que está marcada para a próxima terça, 18, para votação da LOA – Lei Orçamentária Anual que fixa o montante de recursos que o governo pretende utilizar no próximo ano – pode ocorrer o revide.

CONFIRA OS VÍDEOS DA SESSÃO:

VOTAÇÃO SERÁ ENCAMINHA AO MINISTÉRIO PÚBLICO:

PRESIDENTE SARGENTO FERRAZ CONTROLA ÂNIMOS NA CÂMARA: