Usando trabalhadores rurais, entre 2014 e 2016. Os sindicalistas Natanael Fagundes dos Santos e Riosney Fagundes da Silva foram condenados a 20 anos de prisão por estelionato, falsidade ideológica e peculato. A sentença foi do juiz Felipe Remonato.

A denúncia foi da promotora Alícia Botelho. Ela explica que os condenados induziram pelo menos 6 trabalhadores rurais aposentados e pensionistas de Una, a maioria idosos, a tomar empréstimos em bancos de Ilhéus e Itabuna.

Segundo o Ministério Público da Bahia, Natanael e Riosney se apropriaram de R$ 65 mil com este esquema. As fraudes foram cometidas usando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Una, onde Natanael era presidente e Riosney, secretário-geral.

Como era o esquema

Eles agendavam e encaminhavam os documentos para a obtenção de benefícios previdenciários junto ao INSS e acompanhavam as vítimas até as agências indicadas pelo órgão para o saque inicial.

Depois a dupla de estelionatários convencia os trabalhadores a fazer vários empréstimos consignados junto às agências intermediárias Finec (de Ilhéus) e Bahiacred (em Itabuna), descreve o MP-BA em sua ação.

Segundo a denúncia, Natanael e Riosley ficavam com o dinheiro retroativo do benefício previdenciário, usando os empréstimos fraudulentos para ocultar a apropriação indevida, além de cobrar pela intermediação dos benefícios.

Dupla covarde

O juiz Felipe Remonato afirma que Natanael e Riosney “usavam da posição no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Una para angariar vítimas, pessoas simples e na maioria das vezes analfabetas, para cometer diversos crimes, durante anos, de maneira covarde”.

Segundo a promotora Alícia Botelho, a ação decorreu da Operação Bonsucesso, que o MP deflagrou em 24 de julho de 2018 em Ilhéus e Una, com o apoio da Polícia Civil e do Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

Na ocasião, os dois foram presos e a polícia fez busca e apreensão em três residências e em uma agência correspondente bancária. As investigações contaram com o apoio da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CSI) do MP-BA.