Professores indígenas Pataxós Hãhãhãe, foram barrados na manhã de hoje, 24, na porta da Secretaria de Educação da Bahia. Os povos Pataxó e Tupinambá, reclamam que “o governo e Rui Costa desde 2018 se comprometeu a fazer o processo seletivo do Reda para professores indígenas, mas, até o momento nada foi publicado. Também estamos cobrando o pagamento do transporte escolar”, dizem as lideranças.

Uma comissão dos povos indígenas do sul e extremo sul da Bahia está na Secretaria de Educação desde ontem  cobrando uma resposta para as demandas. “E hoje quando chegamos na recepção, juntamente com a APLB, fomos barrados na porta”, afirmam.

 Grades ‘separadores’, impedem o acesso da Comissão dos Índios e da APLB à Secretaria de Educação da Bahia

 

“Estamos na coordenação indígena esperando uma resposta de Isabela Paim (chefe de gabinete). Precisamos da mudança de ‘subsídio’ para ‘salário’, pois, o professor indígena não recebe um salário igual ao de um professor e sim um subsídio, mesmo sendo concursado efetivo do quadro, o que chega a ser menos de um salário mínimo. Nossa pauta também inclui a seleção para professores 2019”, afirmou a diretora do Escola Indígena Caramuru Paraguaçu, Deni, de Pau Brasil.

Os indígenas cobram uma ‘promessa não cumprida’ do Governador Rui Costa

 

As lideranças indígenas barradas na Secretaria de Educação do Estado, em Salvador, buscam melhorias para o grave quadro enfrentado “por todos os povos indígenas do sul e extremo sul da Bahia”.

Até o fechamento desta edição, não conseguimos contato com a Secretaria de Educação do Estado.

APLB e lideranças indígenas, ‘acampados’, em frente a Secretaria de Educação.