.

 

 

Um técnico em refrigeração foi baleado enquanto instalava um aparelho de ar-condicionado em uma casa no Jardim Novo Mundo, em Goiânia. Segundo a família, Mateus Batista Rodrigues, de 22 anos, foi atingido quando estava sobre o telhado da residência pelo guarda civil municipal Rodrigo Fernandes, vizinho do imóvel e lotado em Senador Canedo, Região Metropolitana da capital. Ele está internado e precisará ser operado.

A Prefeitura de Senador Canedo informou que lamenta o que aconteceu, que o guarda não estava de serviço e que o caso já está sendo investigado (veja na íntegra ao final do texto).

O fato aconteceu na noite de quarta-feira (6). De acordo com a empresária Poliana Viana, chefe de Mateus, o rapaz estava uniformizado e foi baleado no peito. Ela disse que o guarda só não efetuou um novo disparo porque a dona da residência interveio.

“Não teve nenhum contato verbal antes do tiro. Só houve contato verbal após o tiro. Depois do tiro, a senhora que tinha contratado o serviço entrou no meio e pediu para o guarda não dar o segundo tiro, foi quando o guarda mandou Mateus descer do telhado. O rapaz [o atirador], pelo que o vizinho me falou, tinha bebido o dia todo”, afirma.

Poliana disse que chegou ao local cerca de cinco minutos após o ocorrido. Ela própria socorreu o jovem e o levou para ao Centro de Apoio Integral à Saúde (Cais) do Jardim Novo Mundo. Segundo familiares, a bala perfurou o pulmão e está alojada nas costas dele.

 De lá, Mateus foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). A unidade de saúde informou que o quadro dele é considerado estável, consciente e respirando de forma espontânea.

Sogra de Mateus, a dona de casa Cleides Rosa Araújo afirmou que ele até tentou se render para explicar que não era um criminoso, mas não adiantou.

“Ele falou que chegou a levantar os braços para cima, mas o cara assim mesmo atirou nele. Ele estava de uniforme e no horário de serviço. A pessoa não sabe nem direito o que está acontecendo e simplesmente atira em outra sem saber o que aconteceu”, lamenta.

Segundo a TV Anhanguera, após o disparo, o guarda fugiu de casa.

Nota da Prefeitura de Senador Canedo

A Prefeitura de Senador Canedo informa que o caso já está sendo investigado pela Corregedoria da Guarda Municipal. O servidor, assim, como a tropa, tem direito a porte de arma em serviço, mediante a curso específico conforme a legislação. O guarda municipal não estava em serviço. A administração municipal também lamenta profundamente o caso e acompanhará a vítima e seus familiares.