Depois de vários meses de seca, voltou a chover com intensidade em Camacã na manhã de hoje, 21. A chegada da chuva coincide com o fim do verão, que aconteceu nesta quarta, 20. Para esta quinta-feira, a previsão é que caiam cerca de 80 mm. “Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.” De amanhã, sexta, 22, até o domingo,24, a deve chover com uma maior intensidade.

Produtores rurais já estavam preocupados com a ausência das chuvas. As plantações de café e cacau, foram duramente castigadas com a longa estivagem.

Com a seca de 2015, safra temporã de cacau da Bahia em 2016 foi a mais baixa em 40 anos

Depois da longa estiagem de 2015, a  safra temporã de cacau que acontece entre os meses de abril e setembro foi duramente afetada pelas condições climáticas. No caso da Bahia, a produção de 2016 , caiu para menos da metade do ano anterior e foi a mais baixa desde a também desastrosa temporada de 1973. Como se não bastasse à quantidade menor, a qualidade do cacau baiano também foi pior, pois o tamanho das amêndoas, segundo analistas, diminuiu na seca porque os frutos não se desenvolveram sem a umidade suficiente.

 

OUTONO

O fenômeno climático El Niño deve influenciar moderadamente o outono deste ano, que começou nesta quarta-feira, 20. c (70% de chance), mas a manifestação será fraca no período.

O El Niño diminui a temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico e, com isso, há expectativa de excessos de chuvas sobre a região Sul e diminuição sobre o Norte e Nordeste, além de tendência de leve aumento das temperaturas médias na região central do País.

“Existe um aquecimento da área oceânica próxima à costa da Argentina e mais acentuada no Sudeste do Brasil, que favorece as condições de instabilidade atmosférica e, consequente, precipitação no Sul”, diz o Inmet.