Com cerca de 30 produtores, Feira deve atrair mais de 20 mil visitantes em quatro dias

Por Marcus Paulo

Nesse período dos festejos juninos, todos os caminhos levam a Ibicuí, “A Terra do Forró”, onde atrações nacionais se apresentam em festas públicas e particulares, atraindo milhares pessoas de variadas cidades e regiões. Diante dessa oferta de público, a prefeitura aproveitou para promover a A Feira Interterritorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FAFESOL.  “Já somos conhecidos pelo forró, mas tínhamos a necessidade de agregar ao nosso São João, alguns produtos para mostrarmos o outro lado da cultura da cidade,  como os derivados do cacau, laticínios, carnes, lícores e artesanatos”, informou Legar Alves, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ibicuí.

Secretário Legar Alves durante a FAFESOL do ano passado

Em sua segunda edição, a FAFESOL será realizada entre os dias 20 e 23 de junho, na Praça São Pedro, no centro de Ibicuí. Cerca de  30 expositores de Ibicuí, do Território Médio Sudoeste e de outros, participarão do evento, que tem a coordenação técnica do Instituto ECOBAHIA,  com  apoio  da SETRE, FUNTRAD e SDR, através da SUAF.

Nesta edição, a feira conta com uma ampla programação, distribuição de mudas, oficinas e cursos, dentre outras ações. “Nossa primeira experiência no passado foi muito positiva, com uma excelente reação entre os produtores. Tivemos uma média de quinze mil  visitantes e agora devemos ultrapassar os vinte mil. O produtor Ibicuiense está muito animado para expor seus produtos e a novidade desse ano é o barracão para alocar os produtores de todas as regiões”, comemora Legar.

“A agricultura familiar e a economia solidária movimentam milhões hoje em dia e é necessário que se valorize os micro-empreendimentos. O Estado da Bahia tem potencializado essa discussão, inclusive, com disponibilização de recursos para os centros públicos de economia solidária – Cesol, nas quais os produtores recebem toda assistência para organizar as suas marcas e o Instituto ECOBAHIA, vocacionalmente, está inserido neste contexto”, explicou o Coordenador de Relações Institucionais da FAFESOL, Nego Elder, que é vereador em Pau Brasil, mas possui ampla atuação nas temáticas desenvolvimentistas regionais.

Para o coordenador Nego Elder, a Feira é uma forma de valorizar os pequenos negócios e combater a economia hegemônica

O governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, cujo o secretário é Davidson Magalhães (PC do B), assinou em maio, 13 contratos de gestão, destinando RS 19 milhões para serem aplicados em 2019 e 2020 nos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), mantidos pela SETRE, nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Cruz das Almas, Guanambi, Itabuna, Pintadas, Juazeiro, Irecê, Monte Santo, Nilo Peçanha, Serrinha, Piatã e Vitória da Conquista.

SERVIÇO:

O QUÊ? II FAFESOL – A Feira Interterritorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária

ONDE?  Praça São Pedro, no centro de Ibicuí

QUANDO?  20 e 23 de junho