Para católicos, este é o único dia em que o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas, daí a ornamentação com tapetes

Por Fred Costa

Colaboração: Marcio Barbosa

 

A Paróquia de São Sebastião de Camacã  celebrou nesta quinta, 20, a solenidade de  Corpus Christi – expressão latina que significa Corpo de Cristo – é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

 

É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas, daí as tradições do tapetes com as figuras com significados da igreja. Em Camacã, os fiéis também ornamentam as ruas próximas à Igreja, por onde passa a procissão durante a celebração. Cerca de 70 pessoas participaram da decoração que começou na ainda de madrugada, por volta das 5:00h e só terminou às 9:00h. Pó de café, pó de serra, areia e produtos colorantes foram usados para dar beleza e cores à decoração que teve cerca de 250 metros e rodeou a Praça da Matriz.

A decoração colorida com os símbolos sagrados contornaram a praça. Foto aérea: THIAGO PAIM FOTOGRAFIAS.

Após a missa, os fiéis saíram em procissão e percorreram o percurso ornamentado. Weleson Santos estava dentre os fiéis. O Camacaense de 43 anos é católico desde os 08 anos. “Para mim, como católico é muito importante, pois é aí que a gente se vê nesse milagre e a importância da  eucaristia, pois N’Ela, o milagre acontece. Para nós católicos, não é apenas ‘mais um feriado’, e sim, um dia Santo”, afirmou.

Weleson é católico há 35 anos

O Corpus Christi é uma das principais datas comemorativas da comunidade Católica e o padre Geovane Sac, em sua pregação, alertou para a seriedade da Eucaristia. “Este ato não é uma simbologia, muito menos um teatro e sim o Corpo do Cristo. Comungar a Eucaristia é se comprometer a mudar de vida e de atitudes cristãs”, alertou o pároco.

“A confecção dos tapetes é uma das manifestações do Catolicismo. A comunidade Católica se reúne para celebrar essa data”, disse o Prefeito Interino, Paulo do Gás, durante o percurso.