A comissão especial da Câmara aprovou o texto-base da reforma da Previdência por 36 votos a 13.O próximo passo agora é a votação dos destaques, que deve ser feita logo em seguida ainda nesta reunião da comissão.

Depois de aprovada na comissão, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) será submetida ao plenário da Câmara, onde terá de passar por dois turnos de votação, antes de seguir para análise do Senado.

Por 35 votos a 13, a comissão rejeitou em bloco os 99 destaques apresentados individualmente por deputados. Restam ainda os 17 destaques protocolados por bancadas partidárias. Esses serão discutidos e votados um de cada vez. A sessão deve se alongar por mais algumas horas.

Como o prazo é apertado, já se fala em tentar adiar o recesso parlamentar. Mas isso teria que ser negociado. Se for aprovada na Câmara, a reforma será enviada ao Senado, onde também passará por duas votações.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quer concluir a votação na comissão ainda hoje para que a proposta seja enviada logo ao plenário. A corrida contra o tempo é para aprovar a reforma da Previdência na Câmara antes do recesso parlamentar, que começa no dia 18. Como é uma PEC, proposta que altera a Constituição, a reforma precisa ser votada duas vezes em plenário e só será aprovada com os votos de pelo menos 308 dos 513 deputados.