Choveu quase todo o esperado para o mês de julho

Nas últimas 24 horas, Salvador registrou 173,2 milímetros de chuva, o que fez com que fosse o período mais chuvoso do ano até agora. O volume de chuva foi tão alto que quase chegou a todo o índice médio previsto para o mês de julho, que é de 175 mm. As chuvas causaram acúmulo acima de 130mm em seis pontos da capital baiana: Alto do Peru (173,2mm), Bom Juá (149,2mm), Nova Brasília (133,2mm), Rio Sena (130,3mm) e Fazenda Coutos (130,0mm).

“A variação de nebulosidade sobre a capital está sendo ocasionada por instabilidade associada à frente fria, vinda da região Sudeste, que resultam em chuvas acompanhadas de rajadas de vento”, explica o subcoordenador de Monitoramento e Análise das Ações Climáticas e Sistemas de Alerta da Codesal, o meteorologista Ricardo Rodrigues.

Para terça-feira, a ordem é continuar atento: a previsão é de que o tempo continue parcialmente nublado, podendo chover a qualquer momento.A temperatura irá variar de mínima de 22º até máxima de 28º.

 “A frente fria está se afastando de Salvador e se dirigindo para os estados de Sergipe e Alagoas, sendo que a perspectiva é que o tempo comece a melhorar. Ainda assim a chuva permanecerá, mesmo que fraca na capital baiana, de modo que a Codesal estará de alerta às demandas da população por meio do telefone gratuito 199”, afirma o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.