Com a criação da Sala do Empreendedor, todos os serviços  do setor poderão ser resolvidos num mesmo espaço, ‘acabando com a burocracia’

Por Marcus Paulo e Fred Costa

A Prefeitura de Camacã fechou parceria com o SEBRAE para instalação no próprio prédio da prefeitura, de uma sala para atender os empreendores locais. As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das prefeituras municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

O espaço também é um local no qual ele encontra orientações e informações, além de servir como ponto de encontro para fechamento de negócios. A Prefeitura de Camacã cedeu o espaço para instalação da sala, onde serão firmadas parceria com entidades, associações comercias,  industria, instituições de ensino ou sindicato.

“Com esse projeto, vamos possibilitar a preparação do micro empreendedor e empresas, para que eles melhor se organizem e estejam preparados, agora e a médio e longo prazos. Os pequenos e médios empresários são fundamentais para o desenvolvimento do nosso município e nessa sala do empreendedor, vamos estimular o comércio local no campo e na cidade”, explica o Prefeito Interino Paulo do Gás.

Outro fator importante, citado por Paulo, é a desburocratização. “Os empreendedores não precisaram mais ir em vários setores: nos recursos humanos, tributos, alvará, licença sanitária, etc. Quem quiser abrir um negócio ou negociar alguma pendência, vai resolver tudo num mesmo local, nessa mesma sala. Isso vai ajudar os nossos comerciantes e também gerar mais empregos”, esclareceu.

 

Nessa terça-feira, 16, foi realizada na Prefeitura de Camacã, uma oficina para a estruturação da Sala do Empreendedor no município. Na oportunidade, foi o realizado o mapeamento dos serviços realizados pela Prefeitura para o empreendedor, como também a proposta de modelo de instalação da Sala.

Segundo Ana Carolina do Cidade Empreendedora do SEBRAE, já nesta quinta-feira, 18, haverá uma reunião com produtores da Agricultura Familiar, como cooperativas e associações, para tirar dúvidas e mostrar a importância de fortalecimento do setor, as formas legais, o que pode e o que não é permitido.

Com o o suporte da Sala do empreendedor tanto o produtor rural  quanto o comerciante da cidade, também poderão pleitear um possível fornecimento ao município através de licitações.

“A Sala do Empreendedor é um espaço para atender todas as necessidades básicas do empresário-empreendedor, desde o início de sua existência, até questões referente a sua sobrevivência, desenvolvimento ou até mesmo seu encerramento. Temas como abertura e fechamento de empresas, emissão de alvarás, documentação básica, negociação de débitos, microcrédito, compras públicas, capacitação empresarial e acesso a informação são tarefas e conteúdos a serem implementados na Sala do Empreendedor. O foco é preparar empreendedores e empresas, ser mais ágil nos processos, diminuir a informalidade” informou o SEBRAE.