Há alguns meses, se ventilava a notícia de que o Major Penalva, seria transferido do Comando a 62ª CIPM/Camacã, responsável pelo policiamento da micro região. O fato foi oficializado na última sexta-feira, 19, após publicação no Diário Oficial. O Major irá para  uma função administrativa no 15º Batalhão de Itabuna. Major Leonardo Dumas irá substituí-lo em Camacã.

No início de julho, Penalva anunciou os 60 dias sem assassinatos – número completado no último dia 04. Em Camacã, as estatísticas da PM apontaram uma redução do número de mortes em mais de 50% no primeiro semestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre deste ano, a redução da criminalidade nas sete cidades de abrangência, da corporação, foi de 17% em relação ao mesmo período de 2018.

Com esses dados positivos, após a publicação da notícia da transferência, a repercussão nas redes sociais foi intensa. Lideranças sociais e políticas manifestaram repúdio à transferência e classificaram como “absurda” a decisão do Governo do Estado de realizar a substituição do Major que vinha obtendo excelentes resultados no combate e diminuição da criminalidade nas cidades de Camacã, Pau Brasil, Santa Luzia, Mascote, Arataca, Jussari e São José da Vitória.

Também em julho, ao Folha do Cacau, o Major Penalva elencou uma séries de ações responsáveis pela redução da criminalidade. “Isso se deve ao trabalho realizado em conjunto pelas forças de segurança pública como Guarda Municipal, Polícia Civil, 62 CIPM, Poder Judiciário e Conselho Tutelar. Algumas ações foram importantes, como o PROERD, junto a Secretaria de Educação Municipal, a chegada de 21 novos soldados na Companhia, operações noturnas no entorno da cidade junto com a Guarda Municipal e a motivação dos nossos soldados”, analisou.

Penalva ainda observou outras ações que também colaboraram para essa significativa redução. Segundo o comandante, foi intensificado o policiamento nos distritos,  novas motocicletas estão sendo utilizadas nas rondas e foi instalado um rádio comunicador na sede da companhia, o que possibilitou uma comunicação mais efetiva entre as viaturas e o comando.