“Só temos um caminho para combater os desníveis visualizados no dia a dia nas distorções sociais em vida. O caminho da educação…”

 

Como mudar o mundo
João Calazans Filho

 

Todos os dias acordamos desejando um mundo melhor, desejando que os nossos semelhantes em todos os continentes tenham os mesmos direitos e, que os utilizem para melhorar a vida das pessoas.
A liberdade e o direito são ferramentas que existem para servir, quase sempre deturpadas por projetos ideológicos de poder, que impõe pelo ferro e o fogo à sociedade contemporânea, uma das piores lastimas da humanidade, a deficiência de saber e o medo.
São tantas as falácias apresentadas diariamente aos menos favorecidos, quer seja social ou economicamente nos países sedimentados pelo medo, que nos resta, alternativas de sobrevivência através de válvulas escapatórias, usam ferramentas pouco expressivas como a arte e o esporte para fazer frente aos abismos sociais existentes.
Enfim, sem deixar esquecer, que bandidos travestidos de políticos,manipulam as pequenas comunidades que trocam o voto por comida e material de construção, que dessa forma, imbuídos em uma “bondade” nem tanto alvissareira, estariam construindo um país melhor e conseqüentemente ofertando uma vida de progresso sonhada para seus familiares.
Trocar ferramentas da cidadania por votos, implica-se em uma ação criminosa, com o intuito de manter o “status quo” daqueles que controlam o parlamento, judiciário e o executivo, como nicho de poder adquirido através do direito de escolher.
Só temos um caminho para combater os desníveis visualizados no dia a dia nas distorções sociais em vida. O caminho da educação, até mesmo, pelo o seu poder de erradicar outros males que afetam o cotidiano de um povo sofrido, como: segurança, saúde, e bem estar social.
Sem deixar de comentar a traição de valores totalmente esquecidos em troca de um cigarro ou uma bebida.

João Calazans Filho

Professor, Escritor, Poeta e Camacaense