Na reunião que contou com representantes da empresa, APLB, Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação e servidores municipais, foi esclarecido como funciona e quais os critérios usados em uma avaliação, para decidir se cabe ao servidor, algum ganho por insalubridade ou não. Empresa foi contratada pela Prefeitura

 

Por Fred Costa 

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 23, no auditório do Centro administrativo de Camacã, uma reunião para definir a visita técnica da empresa Even Serviços Técnicos, especializada em  avaliação ambiental e engenharia de segurança para os requisitos de salubridade dos servidores públicos da educação. A empresa foi contratada pela administração municipal, para avaliar, através de parâmetros, o grau de salubridade e atender às necessidades dos trabalhadores da classe, de serviços gerais e merendeiras dos escolas do município.

 

A diretora da empresa, Amanda Even,  esclareceu às partes,  como funciona e quais os critérios usados em uma avaliação, para decidir se cabe ao servidor  algum ganho por insalubridade ou não. Na reunião, ficou acordado que serão avaliadas duas escolas: uma de grande porte e uma de porte pequeno, que servirão de base,  e, o resultado valerá para as demais escolas de acordo com cada enquadramento.

Amande Evem esclareceu como funciona e a finalidade da avaliação

“O fato de a administração contratar uma empresa especializada para executar esse serviço, já é um benefício para o servidor, pois, recebendo insalubridade ou não, tanto o município quando o servidor, terão obrigações de seguir normas que assegurem um ambiente de trabalho salubre. Vamos avaliar possíveis, estresses térmicos e exposição a agentes biológicos nocivos a serventes e merendeiras. Também solicitamos que todo processo seja acompanhado pelo empregador e empregado” afirmou Amanda.

As escolas escolhidas foram o Colégio Municipal de Camacã (grande porte) e a Escola Presidente Médici (pequeno porte). “O objetivo da nossa presença aqui não é interferir e sim mediar para que fique de forma justa”, salientou o presidente do Conselho Municipal de Educação – CME , Alenildo Motta. Já  Tânia Maria, que é  Coordenadora Geral de Educação do município, esclareceu a necessidade da definição de parâmetros para o entendimento. “Nossa intenção é viabilizar, entrando em um acordo, pois, avaliar todas as 21 escolas,  só dificultará para ambas as partes” afirmou Tânia. Ao final, de comum acordo, ficou definido que a avaliação será por amostragem.

 

As avaliações técnicas serão nos dias 01 e 02 de agosto e o resultado sairá apresentado no dia 09 do mesmo mês, no auditório da APLB, entidade que na reunião desta terça, foi representando pela Diretora Regional Professora Conceição e Marli Gerra. “Essa ação é importante para todos nós da educação, pois é uma oportunidade para sermos submetidos a uma avaliação de salubridade, que até então os servidores não tiveram”, destacou Marli.

Na reunião, ficou definido que as visitas aos colégios ocorrerão nos dias 01 e 02 de agosto

“Mesmo os servidores, merendeiras e serventes, tendo o direito de requerer, queremos o bem estar de todos os funcionário municipais e, também por um ato de humanidade,  estamos custeando uma empresa para essa avaliação”, pontuou o Prefeito Interino Paulo do Gás. Os funcionários municipais Magno Teixeira, Robson Silva e Sidimeire Correia, também participaram do encontro.

O Secretário de Educação Agnevan Nascimento, afirmou que considera um avanço significativo, ter uma especialista em Camacã para exarar um laudo pericial sobre insalubridade. “É uma demonstração de compromisso com o servidor. A visita serve para avaliação dos direitos que a categoria pleiteiam e aponta para melhores condições de trabalho dos nossos servidores municipais. Agradecemos a Paulo, Prefeito Interino e a Oziel nosso prefeito”, disse o secretário.