Por Fred Costa

Uma empresa especializada que foi contratada pela Prefeitura para avaliar as condições de trabalho dos servidores públicos da educação, para decidir se cabe ao servidor algum ganho por insalubridade ou não, realizou mais uma etapa do serviço nesta quarta Feira, (14).

Foi realizado nesta quarta-feira, 14, no Colégio Municipal de Camacã mais uma etapa do levantamento do  leiaute e avaliações, que são feitas através de parâmetros, do grau de salubridade e necessidades dos trabalhadores da classe, de serviços gerais e merendeiras das escolas do município. A empresa especializada Even, foi contratada pela administração do município.

Entre as avaliações,  estão: express térmico (voltado para as Merendeiras)  e a avaliação de agentes biológicos  (voltado para os serventes de serviços gerais).

O representante da classe Magno Teixeira Acompanhou as avaliações.

“A obrigatoriedade dos EPI’s, já nos trará muita segurança e isso é uma vitória, caso não seja aprovado a necessidade de pagamento de insalubridade, nós já estaremos protegidos, e, nossa segurança e saúde será nossa maior conquista”, afirmou Magno Teixeira de Souza,  que trabalha como servente hà 17 anos no Colégio Municipal de Camacã.

A técnica Amanda Conversou com as merendeiras e avaliou o local e as condições de trabalho

“A luta é justa e necessária, pois nós sabemos os riscos que corremos. Não queremos receber o abono, na verdade, queremos que solucione os possíveis riscos oferecidos”, disse Dona Nildete Cardoso que trabalha hà 7 anos como merendeira.

A Técnica da empresa Amanda Even esclarecendo aos servidores como funciona a avaliação.

“A função de auxiliar, só terá direito indenizatório de insalubridade, caso fique comprovado o contato com o lixo urbano, já as merendeiras,  se comprovado o estresse térmico além do permitido. Caso tenha benefício, o cálculo será encima do salário base, porém sem benéficos. Nossa única intenção é informar quais itens são necessários para que o contratante mude a situação. Caso não sejam seguidas as orientações, será obrigatório a indenização. Independente do resultado da análise, o EPI é obrigatório, seguindo as normas exigidas pelo ministério do trabalho”, afirmou Amanda.

O resultado das avaliações será apresentado às partes interessadas, sexta-feira,23. A partir daí, a administração terá o prazo de 30 dias para cumprir possíveis normas exigidas pela lei.