Além do atendimento na Escola Presidente Médici, a Caravana percorreu diversos pontos da cidade e beneficiou centenas de cidadãos

 

Por Fred Costa

A Prefeitura Municipal de Camacã, através da Secretaria de Bem Estar Social e em parceria com o Governo do Estado, realizou nesta segunda-feira (26), a Caravana da Justiça Social, um projeto que tem como objetivo assistir as famílias menos favorecidas. A ação foi centralizada no Colégio Presidente Médici onde foram distribuídas centenas de fichas para atendimentos, mas  percorreu diversos pontos da cidade.

Além de procedimentos de alto custo como testes de DNA e HIV e exames laboratoriais, o projeto disponibiliza vários benefícios, como  passe livre para deficientes, Identidade Jovem ,  direito a passagens interestaduais para jovens menos favorecidos e diversos outros serviços. A Caravana contou com a presença do Superintendente dos Direitos Humanos e da Secretaria de Direitos Humanos e Direito Social (SJDHDS), Jones Carvalho.

Emissão de segunda via de RG, CPF, Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, Carteira de Trabalho, Passe livre intermunicipal para pessoa com deficiência e  atendimento pelo Procon, também foram ofertados.

Jones Carvalho Superintendente da SJDHDS com Paulo do Gás e Oziel da Ambulância

“É um projeto voltado para atender às necessidades das famílias carentes. Além de documentação básica, tem capacitação através do sistema de monitoramento da política de Assistência Social (SUAS), treinamento do Sistema de Informação Para Infância e Adolescência (SIPIA). O projeto possibilita que o cidadão possa exercer a sua cidadania com dignidade. Quero agradecer ao Prefeito Oziel,Paulo do Gás e a Secretária de Ação Social Ana Clébia pelo apoio. Agradecer aos técnicos da Prefeitura e do Estado que trabalharam juntos para que essa caravana fosse um sucesso. Felizmente,  a gente está voltando com a alegria de ter chegando aqui e comprovar que tudo funcionou da melhor maneira”, disse  o superintendente.

 

“Agradecemos ao Governador Rui Costa e ao Deputado Caca Leão, por nos contemplar com mais essa ação que é muito concorrida e mesmo assim ele ouviu nosso pedido. Quero agradecer a Paulo do Gás, a presença do secretário Eudes Rocha e todos os presentes pelo sucesso que foi essa grande ação social”, disse Oziel.


“Era meu sonho trazê-los a Camacã. Além de secretária de Assistente Social e de saber que as pessoas que nos procuram não precisam apenas dos nossos serviços, elas querem também um abraço, um sorriso. Temos nos dedicado ao máximo possível para atender todos os usuários. Estou muito feliz por ver os depoimentos dos assistidos”, afirmou a Secretária de Assistência Social,  Ana Clébia.

No bate papo com cerca de 80 dos idosos, Lucia Mascarenhas, Coordenadora de Política Para Idosos falou sobre  os diversos abusos sofridos pelos idosos. “Sabemos que há muitos abusos, não só o financeiro, a falta de atenção no lar, a prisão domiciliar e vários outros, então vou passar para vocês os diretos que vocês têm, para que fiquem atentos e não aceitem nenhum tipo de ação. Muitas vezes a vítima acredita que está sendo auxiliada, quando na verdade está sofrendo abusos” esclareceu Lucia.

A moradora de Leoventura Zelita da Silva tem 70 anos, há  8 faz parte do projeto da Melhor Idade e participou da Caravana.  “Muita coisa mudou em minha vida. Passei a me sentir melhor e aqui somos muito bem atendidos. O carro trás e leva de volta em casa. Tenho uma filha que teve depressão e a partir do atendimento todos nós sentimos a melhora dela”

 

O prefeito Interino Paulo do Gás acompanhou as ações em seus diversos pontos e falou sobre a importância de cada uma delas. Em um bate papo com o Clube da Melhor Idade, o Prefeito ouviu as necessidades individuais de alguns idosos e falou sobre a importância do respeito e da atenção. Já em uma palestra com os alunos do Colégio Polivalente, Paulo destacou a necessidade do contato físico entre as pessoas. “A era da informática é importantíssima, mas não podemos substituir um abraço, o contato físico por redes sociais. Peço para que vocês aproveitem essa oportunidade, estudem para que no futuro,  se tornem o mais promissor possível”, disse Paulo do Gás.

Servidoras do município com a Coordenadora Lúcia Mascarenhas

Ainda no Colégio Polivalente, as palestrantes Lorena Miranda e Marla Meneses da Secretaria se Justiça do Estado, falaram aos estudantes sobre a importância das políticas públicas para a juventude, visão do mundo, valores e cultura.