A Festa de Camacã é sinônimo de um grande aporte de recursos em poucos dias, o que gera um grande fluxo de receita, com reflexos para o restante do ano. 

R$ 3 MILHÕES é o que estima-se que o evento incrementou na economia local

Por Marcus Paulo

Sábado, 31 de agosto, 17:00 h. Já é finalzinho da tarde  mas o comércio continua agitado. Na rua do Banco do Brasil, dezenas de consumidores enchem uma loja de roupas e alteram o ritmo de atendimento. “Na quinta, sexta e sábado, o movimento foi muito bom. Estávamos preocupados mas tivemos ótimas vendas que superaram as nossas expectativas. Tivemos que manter a loja aberta até mais tarde, para dar conta da demanda”, revela Fábio Lima da loja Planeta Modas.

Manhã de segunda-feira, 02 de setembro. Enquanto trabalhadores ainda desmontam a estrutura da festa na Praça Mário Batista, em outro canto da cidade, na rodoviária,  somente em uma agência de viagens, centenas de passagens são vendidas nas primeiras horas do dia, para pessoas de toda a região que vieram curtir a Festa de Camacã e agora retornam.

A cadeia produtiva da Festa de Camacã, como em qualquer grande evento,  envolve diversos setores da economia. Até que a primeira banda suba ao palco na noite da sexta-feira, várias atividades de setores como: comidas e bebidas, vestuário, turismo, mercados, entre tantos outros, já foram alavancados. Depois do período Natalino, o final de agosto é a data de maior faturamento do comércio local, graças, é claro, ao incremento gerado pelo Festa da Cidade.

INCREMENTO NA ECONOMIA

A Prefeitura de Camacã estima que a festa gerou um movimento extra de cerca de R$ 3 milhões de reais. Superando em cerca de 50% a previsão inicial. Em torno de 10% desse valor total, foi investido pela própria prefeitura.  Somente barracas de alimentação, bebidas e brinquedos, licenciadas, ou seja, que pagaram ao município para trabalhar no evento, foram mais de 100. Lojas de roupas, mercados, bares, hotéis e restaurantes, comemoraram o grande fluxo de vendas. O ISS (Imposto Sobre Serviços), que é um tributo recolhido pelos municípios, referente ao período festivo, ainda não não foi contabilizado, mas já se sabe que representará em um significativo acréscimo nos rendimentos da Prefeitura.

Rodoviária de Camacã na manhã do dia 02, segunda-feira, pós Festa de Camacã

Loja Planeta Modas no final da tarde de sábado, 31, durante a Festa de Camacã

LOTAÇÃO DA REDE HOTELEIRA  e AQUECIMENTO DA ECONOMIA LOCAL

Uma das precauções da Prefeitura, é a reserva de pousadas com cerca de 30 dias de antecedência, para acomodar as bandas, tamanha é a dificuldade para encontrar vagas no período festivo, nas 8 pousadas de maior porte da cidade. Outra grande vantagem da festa, é a necessidade de contratação de mão de obra local. Só blocos e barracas, geram centenas de empregos temporários. No ramo da beleza, salões chegaram a atender a partir das 6 horas da manhã para dar conta da clientela que só era finalizada no final da noite. Nos caixas eletrônicos, a fila também gerava uma boa espera.

GRANDES ATRAÇÕES=SUCESSO DE PÚBLICO

Trazer bandas que ‘chamam público’ é o grande desafio e o principal trunfo para o sucesso de uma grande festa. Nomes de peso  como Lambasaia que é ‘a banda do momento’, a fábrica de hits La Furia, o carismático ex-Calcinha Preta Marlus Viana, Lincoln e Dudas Medidas, um dos destaques do Carnaval de Salvador, e, Guig Ghetto e Kaio Oliveira, foram as principais atrações escolhidas e que, de fato,  cantando os ritmos do momento, abrilhantaram a Festa do Cacau e garantiram a praça lotada nos três dias da celebração.

“Realmente estão de parabéns. A programação foi muito boa e a  festa gerou um bom fluxo de vendas tanto pelo atendimento das pessoas que frequentam o bar e restaurante, quanto por aqueles que compram bebidas para o consumo próprio ou para revender na festa. A abertura dessa  nova rua também foi muito importante para todos nós, comerciantes e moradores da Carlos Gomes”, comentou Jorge Alves, dono do tradicional Bar do Jorge.

Bar do Jorge: aumento de fluxo de clientes durante o período festivo

Sil, proprietária do Supermercado Comercial Lisboa, também destaca o impacto positivo causado pelo evento, mas observa um outro lado da festa. “Estou no centro da festa, todos gostaram da organização e do grande movimento que foi gerado, porém, acho que o que poderia melhorar era o controle com relação aos vendedores que vem de fora, pois chegam com os caminhões carregados de cerveja e gelo e já trazem os vendedores. Isso acaba tomando o espaço dos vendedores daqui, principalmente de bebidas”, analisa.

Na 1ª FAFESOL a agricultura familiar e a economia solidária prevaleceu, destacando os microempreendedores locais

“Muitas pessoas, mas muitas mesmo, empresários, comerciantes, pessoal dos blocos, elogiaram a festa. Foram 3 palcos de shows incluindo o alternativo. Foi a maior estrutura já montada, com camarote e uma tenda de 300 m2. Tivemos a 1ª Fafesol  que possibilitou que diversas pessoas pudessem expor e vender seus produtos, o 5º Festival do Cacau e Chocolate, mais de 400 motos, desfiles de blocos que são uma atração à parte, bandas de sucesso em todo o Brasil e os artistas da casa que e deram conta do recado. Realmente, foi uma festa fantástica”, avaliou Paulo do Gás, vice Prefeito que administrou o município de maio até o último dia 02, quando o prefeito Oziel retornou do afastamento médico.

Paulo do Gás e Oziel, com o apresentador Paulo José, em pronunciamento no último dia da festa

Na última noite do evento, antes do show de Lambasaia, já ciente do sucesso e da boa repercussão da festa, Paulo foi ao palco agradecer ao prefeito Oziel e aos secretários pela confiança. Prefeito Interino no período e principal articulador do evento, Paulo destacou a colaboração dos diversos segmentos da sociedade. “O nosso muito obrigado também, a comissão de festa e servidores municipais, a Josias Gomes e Jeandro da SDR, ao deputado Pedro Tavares, Dr. Almir, todos os comerciantes, empresários, imprensa, as escolas que deram um show na gincana, PM, Guarda Municipal e o nosso povo e visitantes que prestigiaram a nossa festa. Todos nós, juntos, fizemos essa grande Festa de Camacã”, reconheceu.

FOTOS: SHOW DE LAMBASAIA, MARLUS VIANA COM EUDES ROCHA, PAULO DO GÁS, JOSIAS GOMES E JEANDRO RIBEIRO, E, PAULO e OZIEL COM LA FÚRIA

 

Fotos: Folha do Cacau

*Foto aérea: Deri e Tiago Paim Fotografias