Momento de conscientização a respeito do Setembro Amarelo foi realizado com os idosos, pelo PSF Luís Pereira de Castro II. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (18) na Praça Rui Barbosa (Praça do Bené) e contou com palestra da Psicóloga Maíla Souza, momento de dinâmica com a fisioterapeuta Laíse Menezes e um momento de louvor e aconselhamento Cristão com o evangelista Rafael Flores da Igreja Presbiteriana do Brasil. Ainda foi oferecido Teste Rápido de Glicose e Aferição de Pressão Arterial.
A psicóloga Maíla ressaltou a importância do “compartilhar’. “Dividir os nossos problemas é de suma importância nessa fase, não seja autossuficiente, procure alguém, um amigo, um familiar e divida suas dores, não se isole. Se o problema não é com você, seja alguém que ouve, pare, dedique um tempo para ouvir aquela pessoa que demonstra sinais de tristeza e isolamento, seja um ombro amigo”, falou.

“Os dados de suicídio tem sido alarmantes nos dias atuais e isso independe da idade, precisamos falar sobre o assunto e dar instruções práticas de como lidar com a situação”, comentou  Coordenadora Poliana Costa.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa que busca lutar contra o suicídio e a depressão. No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
No mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90 por cento dos casos.
No final do evento foi distribuído suco para os participantes.

 

 

 

Fonte: ASCOM