A equipe de enfermagem do ambulatório da Fundação Hospitalar da Mata Atlântica, atendeu hoje, 18, cerca de 50 indígenas da Aldeia Caramuru Paraguassu, de Pau Brasil. Foi mais uma ação do Projeto Fundação Itinerante, que desde 2018, já realizou atendimentos em dezenas de bairros, assentamentos, distritos e aldeias. “O Fundação Itinerante  visa oferecer o livre acesso à saúde, combater a desassistência e assistir a todos de maneira universal e igualitária, olhando no olho da população e indo em cada localidade da nossa região, abrangendo os municípios do CIMA”, ressalta Dr. Almir Gonçalves, superintendente médico da Fundação.

“Levaremos o atendimento a cada ponto da aldeia, de 15 em 15 dias, realizando exames como: colesterol, glicose, triacilglicerídeos, fezes, urina, ureia e creatinina, dentre outros. Em breve, iremos também realizar eletro e ultrasom”, conta Sângela Araújo, responsável pela atividade realizada hoje na aldeia.

Há décadas, a Fundação Hospitalar da Mata Atlântica vem cuidando da saúde de uma parte significativa dos baianos e baianas com atuação na região Litoral Sul especificamente nos municípios do CIMA. “A FHMA é uma entidade que tem como missão, promover saúde, humanizada e gratuita. Fazemos isso seguindo as diretrizes do Secretário de Saúde da Bahia, Fabio Vilas Boas e do Governador Rui Costa”, destaca Almir.

Com o FUNDAÇÃO ITINERANTE, um projeto inovador, o hospital tem se colocado para ‘além de seus muros, estreitando laços e tornando a saúde possível para os municípios do entorno, principalmente, para as comunidades mais carentes e distantes do nosso território’, promovendo feiras de saúde e coletas periódicas em assentamentos, aldeias indígenas, comunidades carentes, em parcerias com associações, câmaras de vereadores, escolas, postos de saúde, sindicatos, igrejas e com as prefeituras do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica – CIMA.

“A Fundação tem o objetivo de se consolidar um equipamento de saúde viável socialmente, demonstrando ser possível promover saúde pública de qualidade, com regularidade, responsabilidade e humanizada”, informou a direção do hospital.