Por Fred Costa

Secretaria Municipal de Saúde de Camacã intensifica campanha NOVEMBRO AZUL, através dos postos de saúde. A campanha tem como símbolo um bigode. 

Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como November, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

Recepção do Posto Manoel Rodrigues

 

Em Camacã, a campanha já está a todo vapor e ao chegar nos postos de saúde, logo na recepção decorada, os pacientes (homens), entram no clima. Durante o mês de novembro, intensificarão a campanha de conscientização da importância à atenção voltada para saúde masculina, como palestras específicas, exames de PSA e saúde bucal.

O Secretário de Saúde Dr. Wilson Maione falou sobre o objetivo e a importância da campanha.

“Visando oferecer aos homens informações de qualidade sobre o combate ao câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde, abraça o movimento Novembro Azul. A ideia é promover uma mudança de hábitos e quebra de paradigmas. Afinal, cuidar da saúde também é coisa de homem. Diversas ações são programadas para este mês. Homem que se cuida, tem atitude e  valorize sua vida. Homens, façam exames regularmente, a prevenção é o melhor tratamento!” alertou Dr. Wilson Maione, Secretário de Saúde de Camacã.

Em média, 42 homens morrem por dia, em decorrência da doença e cerca de 3 milhões vivem com ela. Todos os anos, a campanha tem levado informações sobre diagnóstico, tratamento e cuidados necessários frente a esse cenário. Este ano, o tema é “Seja herói da sua saúde”.

No Brasil, a campanha foi trazida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).