A capacitação dos Conselheiros Tutelares com o intuito de preparar os novos profissionais para atuação, cuja posse e diplomação acontecerá na sexta-feira, 10,  foi divido em duas etapas: na quarta-feira (08) a parte teórica, onde foi exposto historicamente o surgimento dos direitos da criança e adolescentes, um momento de conscientização onde informações foram trocadas de maneira mais teórica e nesta quinta-feira (09), com caráter mais prático, os conselheiros aprenderam suas funções, com simulações de situações que terão que tratar no dia a dia.

O treinamento desenvolvido pelo advogado Robenilson Sena Torres e Sales Batista, Presidente da Associação Estadual dos Conselheiros Tutelares da Bahia e aconteceu na sede da APLB Sindicato. Presente no evento, o Vice-Prefeito Paulo do Gás agradeceu a equipe de palestrantes pela presença, parabenizou o trabalho da Secretaria de Assistência Social na pessoa da Secretária Ana Clébia e sua equipe, e desejou boa sorte aos novos conselheiros.

 

Toda equipe da Secretaria de Assistência Social esteve presente na 1ª etapa, porém, a segunda foi restrita aos conselheiros da equipe de trabalho direto. “Houve uma grande evolução ao longo dos anos no que diz respeito a proteção a crianças e adolescentes. Estamos engatinhando, ainda temos muito que lutar para proteger esse público. A responsabilidade é de todos, família, estado, sociedade e juntos seguimos na luta”, disse Robenilson Sena.
Sales Batista compartilhou destacou a necessidade de refletir sobre a lógica que regeu o Brasil no que diz respeito a criação de filhos. “Aprendemos que violência não resolve o problema. A porrada, o castigo, abandono, a violência exacerbada no Brasil gerou o contexto de violência que temos hoje. Precisamos mudar essa realidade”, afirmou.
Já a  Secretária de Assistência Social Ana Clébia lembrou a importância do bom treinamento para o devido cumprimento da funçõa. “Todo conhecimento é pouco. Esse é um momento ímpar para tirar dúvidas. Que nossos conselheiros saiam daqui mais instruídos ainda. Conhecemos os instrutores, sabemos que são capacitados e devidamente habilitados para instruir e estamos gratos por esse momento”, concluiu.

 

 

 


ASCOM- Assessoria de Comunicação da PMC. Acesse e veja mais: http://www.camacan.ba.gov.br