Em Camacã, Paulo acompanhou Josias e lideranças regionais, durante visita a unidade de beneficiamento de pescado

Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), acompanhado de Paulo do Gás, vice-prefeito de Camacã, Jeandro Ribeiro, Assessor de Gabinete da Secretaria, prefeitos Antônio Guilherme de Santa Luzia e Presidente do CIMA, Baby, Prefeita de Pau Brasil, Arnaldo Lopes prefeito de Mascote e lideranças locais e regionais, realizou na terça-feira (14), visitas técnicas em Camacã e Mascote.

Em Camacã, foi visitada a unidade de beneficiamento de pescado – que atenderá mais de 200 famílias de municípios da região -, a partir de investimentos do Governo do Estado na Cooperativa da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) e na Associação dos Pescadores Artesanais da Região do Baixo Jequitinhonha do Município de Itapebi.

Em Mascote, a equipe conheceu a nova estrutura da feira livre do Distrito de São João do Paraíso. A ação, executada pela SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), beneficiará aproximadamente nove mil pessoas, que agora contam com um espaço adequado para a comercialização dos produtos locais.

“Nós temos duas grandes iniciativas sendo concluídas em breve aqui na região cacaueira, que vão, sem dúvida, incrementar a política que estamos desenvolvendo por meio da SDR. Uma é a feira do Distrito de São João do Paraíso, em Mascote, que vai dinamizar a venda e a comercialização de produtos. Em Camacã, a unidade de beneficiamento de pescado vai gerar emprego e permitir que a gente agregue valor ao pescado. Nós não estamos apenas no caminho, estamos dizendo que é possível dinamizar a economia a partir da agricultura familiar que estamos desenvolvendo”, destaca o secretário Josias Gomes.

Já Paulo do Gás, salientou a importância de ações que promovam o desenvolvimento regional. “O secretário Josias tem olhado com atenção para a nossa cidade e também para a nossa região. Essa unidade de beneficiamento de pescado trará inúmeros benefícios para a economia do nosso município”, disse Paulo.

Arnaldo Lopes, prefeito de Mascote, destacou que o Governo do Estado, por meio da SDR, tem atendido o município e cuidado da região. “Essa reforma do mercado municipal em São João do Paraíso é uma ação extraordinária, que vem beneficiar vários comerciantes que antes viviam em condições precárias, comercializando seus produtos sem higiene, estrutura e conforto. Vamos ter um espaço para as pessoas defenderem seu pão de cada dia com dignidade, sempre. Só tenho a agradecer”, diz o gestor municipal.

Gildeon Farias, integrante da Coofasulba, afirma que, com a chegada da unidade de beneficiamento, será possível qualificar o processo produtivo do pescado.

“Estamos muito felizes com isso, otimistas por termos uma base de produção. Já vendemos o pescado in natura, mas com essa unidade nós vamos agregar valor e verticalizar a produção, podendo fazer vários cortes do filé, do peixe espalmado, para colocar no mercado”, diz Farias.