Um navio com bandeira de Cingapura atracou neste final de semana em Ilhéus. A embarcação despertou preocupação por parte da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) por suspeita do coronavírus. Segundo o órgão, o navio IVS Kestrel vem do porto de Praia Mole, no Espírito Santo. Ele esteve antes em Porto de Espanha (Trinidad e Tobago) e Nova Orleans (EUA), todos portos fora da China, onde o surto da doença surgiu.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acompanha o caso de perto. Segundo Gleidson Santana, coordenador de vigilância em Saúde Ambiental de Ilhéus, uma reunião vai ocorrer nesta segunda-feira,03, para definir as diretrizes e protocolos que serão usados no município. Parte da tripulação é natural das Filipinas, país que registrou a primeira morte em decorrência da doença fora da China.
“Estamos acompanhando através da Anvisa, que é responsável por essa fiscalização. Até o momento, não houve intercorrência. A reunião é para definir os protocolos, tanto de Influenza, que já temos protocolo definido, como para o Coronavírus. Apesar de não ter um definido, podemos usar o mesmo protocolo de Influenza. Vai ser uma reunião de alinhamento”, declarou, em entrevista à TV Bahia.