Netinho usou suas redes sociais para divulgar que foi vítima desse crime digital e alertar sobre os golpistas

O crime de clonagem de WhatsApp já atingiu mais de 10 milhões de brasileiros. Hoje, o renomado cantor Netinho do Forró, tornou-se mais uma vítima desse golpe. O número do celular usado como contato comercial do cantor foi clonado por volta do meio dia de hoje, 19. O número é utilizado pela esposa e produtora de Netinho, Luciana Torres. Segundo o cantor,  já foi feito o Boletim de Ocorrência e  o cancelamento do número, mas o Whats App demora um pouco para cancelar e reativar a linha para os donos originais.

“Ligaram para minha esposa se passando como a assessoria do ator Marcos Palmeira. Eles devem saber que somos amigos, inclusive ele está aqui comigo agora. Depois passaram um link e minha esposa  acessou. O zap travou e depois, por volta do meio dia,  começou esse inferno”, contou Netinho ao Folha do Cacau.

Os criminosos estão ligando para os contatos do cantor e pedindo para fazerem depósitos, alegando um problema no aplicativo bancário e afirmando que ‘amanhã devolvem’. O próprio zap do Folha do Cacau, quem mantém contato com o cantor na área de eventos, recebeu mensagem dos hackers solicitando depósito.  (Veja abaixo).

“O hacker chama as pessoas que parecem ser amigos, conhecidos ou familiares mais próximos e se passa pela pessoa para pedir dinheiro usando uma escrita correta e poucas palavras, que sejam neutras o suficiente para não levantar suspeitas”, comentou um especialista da MF Press Global.

“Já fizemos um vídeo e alguns stories para as pessoas entenderem que se tratava de uma clonagem, de um golpe. São criminosos e estamos fazendo esse alerta, além de tomarmos as medidas legais”, finalizou o cantor.

 

Como saber se o celular foi clonado e o que fazer?

Se você vive no celular e ele é o objeto mais importante da sua rotina, este texto vai te interessar! Já imaginou ter seu celular clonado por um hacker? Todas as suas informações como conversas de WhatsApp, e-mails, aplicativos de banco, expostos para fraudadores.

PROVIDENCIAS A TOMAR

Percebido indícios de que existe fraude de clonagem ou em casos de extravio ou furto do aparelho, o usuário deve entrar imediatamente em contato com a prestadora e solicitar o bloqueio da linha.

Se a ocorrência for denunciada por telefone, o usuário deve anotar o nome completo do atendente, a data, a hora, o número do boletim gerado e no caso de denúncia direta, obter cópia impressa da reclamação.

Como saber seu celular foi clonado

Existe uma série de situações que você precisa observar para saber se seu aparelho foi clonado ou não.

  1. Primeiro passo é verificar se não existem novos aplicativos que você não instalou. Às vezes, em atualizações de software (sistema do aparelho), o fabricante acrescenta aplicativos novos ao celular.
  2. Além de conferir os Apps, observe se há números desconhecidos em sua caixa de ligações recebidas.
  3. Observe também se, ao fazer uma ligação, você escuta barulhos estranhos. Isto também indica a presença de hackers no seu aparelho.
  4. Seu celular está mais lento? Isso pode acontecer se um aplicativo estiver sendo usado em segundo plano.
  5. Aumento no seu uso de dados. Verifique o quanto de dados cada aplicativo consome. Se um aplicativo não muito usado estiver gastando mais dados, pode ser um fraudador.

Como se proteger

Primeira coisa a se fazer é verificar seu aparelho e seguir as dicas abaixo:

  • Baixe um aplicativo confiável de antivírus e apague todos os aplicativos que você considera estranhos;
  • Você pode também pode redefinir seu aparelho;
  • Se você receber um link por mensagem no seu celular que você acha estranho, não clique;
  • Ao carregar seu celular em um computador desconhecido, escolha a opção para apenas carregar e não compartilhe dados;
  • Não coloque a opção lembrar senha nos seus cadastros;
  • Desligue a opção de conexão automática de Wi-Fi,
  • Não faça compras online conectado em Wi-Fi público.