A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que nesta quarta-feira ,26,quatro amostras encaminhadas para o Laboratório Central da Bahia (Lacen)  pelo Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, deram positivo para vírus diferentes do COVID-19 (novo coronavírus). Desta forma, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) descarta a suspeita de casos na Bahia.
As amostras eram de uma criança, de 01 ano que esteve em viagem na Europa com passagem pela Itália, chegou há 12 dias no município e está internada em isolamento com sintomas respiratórios, as outras 03 amostras eram do pai, mãe e avó da criança.
Os exames foram processados conforme Protocolo internacional, através de exame PCR para Influenza e outros vírus respiratórios. Na amostra da criança foram detectados Rinovírus, Coronavírus NL63 e Enterovírus. Na amostra do pai foi detectado o  Coronavírus  NL63, na amostra mãe foram detectados Rinovírus e Coronavírus NL63, enquanto que na amostra da avó foram detectados Enterovírus e Rinovírus.

As infecções por Coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum.  Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.