Por Fred Costa

A Prefeitura de Camacã realizou reunião para traçar plano para a prevenção e combate ao novo coronavírus.

A Prefeitura de Camacã reuniu na Câmara de Vereadores,nesta segunda- feira, 16, gestores escolares, coordenadores pedagógicos das escolas públicas e privadas, representantes das igrejas e do conselho municipal de educação, secretarias de Educação, de Assistência Social e de Saúde,  e, vereadores, para traçar planos e estratégias preventivas de combate à pandemia do Coronavírus – Covid 19.

A Bahia já registrou 587 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. 10 casos foram confirmados. Outros 249 foram descartados e 328 aguardam análise laboratorial. Na tarde de hoje,  um caso foi confirmado em Porto Seguro.

Em Camacã, no último final de semana, vários boatos foram disseminados nas redes sociais, mas não há casos confirmados.

O Secretario de Saúde João Pio falou sobre a real situação do município.

O Secretário de Saúde João Pio descreveu a real situação do município e as ações voltadas à prevenção do coronavírus. “Apesar das notícias de que tivemos casos aqui em nosso município, não houve até então nenhum caso, inclusive, os casos que originaram os boatos, nenhum tinha sequer os sintomas que são característicos do Coronavirus. Estamos seguindo todos os indicadores, norteados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde Estadual, no intuito de evitar ou reduzir o impacto do vírus em nosso município.” disse.

A Coordenadora Epidemiológica Jamile Matos, também destacou os riscos e urgência das ações preventivas. “Já nos reunimos ontem, 15,  para iniciar a abordagem com relação ao assunto. Cientes da gravidade do caso, é preciso que a gente tome uma decisão urgente em relação a quaisquer aglomerações, como em colégios ou em outros locais”, afirmou.

O Vice-Prefeito Paulo do Gás, um dos idealizadores da reunião, abordou  a preocupação com a saúde pública, motivando a antecipação  das ações e precauções contra o virus. “A finalidade da reunião é buscar uma forma de agir de maneira segura para contornarmos essa situação que o mundo vive e que infelizmente está se aproximando do nosso município. É hora de repensarmos nossas ações, priorizando o que temos de mais importante, que é a saúde. Ainda hoje,  estaremos na AMURC, que é a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, onde estaremos  reunidos com vários outros prefeitos para buscarmos ações voltadas à saúde e prevenção dessa pandemia”, afirmou Paulo do Gás.

Jamile Matos é Coordenadora Epidemiológica de Camacã.

 

O Secretário de Educação Agnevan Nascimento, parabenizou a atitude dos gestores municipais e deixou claro que com relação a decisão de suspender ou não as aulas, como medida preventiva, só seria tomada considerando a opinião de todos os envolvidos na educação do município. “Precisamos fazer essa conscientização para juntos entrarmos num consenso e tomarmos uma decisão, se aguardaremos a reunião ainda hoje com a AMURC ou suspendemos as aulas. Por se tratar da educação, é uma decisão difícil de tomar, mas, precisamos decidir urgente”.

O vice Prefeito Paulo do Gás, A coordenadora Epidemiológica Jamile Matos e o Secretário de Saúde João Pio.

Agnevan Nascimento, Secretário de Educação.

O Presidente da Fundação Hospitalar da Mata Atlântica, único hospital da cidade, Mardson Silva, externou a preocupação com a possibilidade do registro de casos de coronavírus em Camacã e região. “Fico feliz em ver a atitude da administração em adiantar essa precaução. Com relação aos boatos, está existindo um número muito grande de pessoas indo ao hospital, por conta de falta de informação. Então é preciso buscarmos uma forma de informar nossa população, para evitar essa aglomeração. Já estamos buscando uma contribuição do estado, para que caso exista algum caso de quadro da doença já em estado evoluído, a gente possa ter condições de lidar com a situação. Por Camacã ser uma cidade polo, provavelmente haverá uma sobrecarga de responsabilidade sobre a Fundação. Desde já  quero deixar claro que, mesmo sendo uma cidade polo, Camacã não tem estrutura para lidar com o caso”. esclareceu o gestor.

Mardson Silva, é Diretor da FHMA, e deixou claro a preocupação com a situação.

Já o Presidente da Câmara Sargento Ferraz, se predispôs a auxiliar “no que fosse necessário” e disse falar em nome dos 13 vereadores. “Somos cidadãos e fazemos parte do Legislativo, me sinto na obrigação de abraçar essa causa. Com relação às aulas, eu confio e apoio o que for decidido pela Secretaria de Educação, junto aos profissionais da área. Devemos fazer o possível para nos precavermos. Saibam que podem contar com Câmara de Vereadores, em quaisquer circunstâncias, inclusive faremos um caixa específico para qualquer eventualidade”, afirmou Ferraz.

SUSPENSÃO: No final da tarde de hoje, gestores municipais reunidos na AMURC, decidiram pela suspensão das aulas nas redes municipais públicas e particulares de ensino, além das atividades da assistência social. Eventos para mais de 50 pessoas, também foram suspensos.