Por Fred Costa

A Prefeitura de Camacã custeou e entregou nesta segunda-feira,16, o certificado de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), à pequenos produtores rurais do município. Com o certificado em mãos, eles poderão, por exemplo, tomar empréstimos no AgroAmigo, o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste. Foram entregues 17 Certificados.

O vice-Prefeito Paulo do Gás abrindo a cerimônia de entrega dos certificados.

O Vice-Prefeito Paulo Do Gás , abriu a cerimônia de entrega e destacou a satisfação em poder custear o documento. “É muito gratificante para nós, poder emitir um documento de tal importância para qualquer agricultor, principalmente para o pequeno. Além disso, quero lhes garantir que continuaremos dando total suporte, como por exemplo a manutenção de estradas, dentre outras ações que beneficiem o setor”, disse Paulo do Gás.

Secretário de Agricultura, Eduardo Ramos.

Benefícios

Entre os benefícios ao proprietário/possuidor, está a valorização do imóvel e a possibilidade de acessar créditos agrícolas.

O proprietário/possuidor também fica livre de penalidades decorrentes de possíveis irregularidades declaradas, tais como falta de licença para atividades passíveis de licenciamento, supressão de vegetação ou utilização de recursos hídricos sem autorização, desde que os compromissos assumidos sejam cumpridos.

“Quero parabenizá-los pela conquista e agradecer ao Prefeito Oziel e ao vice Paulo do Gás, pois, quando falei uma única vez para que ambos vissem a possibilidade custear o CEFIR para vocês, eles abraçaram a causa imediatamente e já pediram para que eu visse o que precisava para que isso acontecesse”, disse o  Secretário de Agricultura, Eduardo Ramos.

 

Rosimeire Ribeiro é pecuarista e também recebeu o certificado.

A pecuarista Rosimeire Ribeiro de 57 anos, recebeu o certificado e ressaltou a felicidade e os planos futuros.”Nasci e me criei na Fazenda Sempre Viva (Camacã), saí para estudar e voltei em 1993 e estou até hoje lá. É muito gratificante receber da prefeitura o CEFIR , o certificado facilitará o acesso uma linha de créditos, junto ao Banco do Nordeste. Meu plano é investir em bezerros e com cerca de 20 meses, já estarão prontos para venda”, calculou a produtora rural.

Por fim, a Consultora do Programa AgroAmigo, Leila, se colocou à disposição dos usuários do programa e os alertou sobre a responsabilidade e compromisso com os pagamentos. “Estaremos a disposição de vocês, podem me ligar a qualquer hora que atenderei com o maior prazer. Estarei sempre aqui para tirar qualquer dúvida e para orientá-los sobre as melhores formas de empréstimos. Além disso, quero os alertar com relação aos pagamentos, os juros são mínimos, porém, precisam ser honrados. Quero parabenizar o prefeito Oziel e ao vice Paulo do Gás, pela ação, pois não conheço nenhum outro município que tenha custeado CEFIR para produtor rural”, afirmou.

O Chefe de Gabinete, Eudes Rocha, o Secretário de Agricultura Eduardo Ramos, o vice Prefeito Paulo do Gás, o Assessor de Gabinete Alino Mota e do servidor público Jorge Bruno, fizeram a entrega dos certificados aos produtores.