Considerados essenciais,supermercados, mercearias, padarias, açougues, granjas, farmácias, postos de combustíveis, foram excluídos do decreto e devem permanecer em funcionamento.

 O vice-prefeito Paulo do Gás, informou ao Folha do Cacau, “que polícia e a guarda municipal já estão nas ruas de Camacã,  fazendo o trabalho de conscientização”. A CDL de Camacã recomendou o cumprimento do decreto.

A Prefeitura informou em nota que, até as 21:00h desta sexta, nenhum caso foi registrado no município. Na nossa região, foram confirmados 4 casos em Porto Seguro e 01 em Itabuna.

 

No final da tarde desta sexta-feira, 20, diante da pandemia do coronavírus,a Prefeitura de Camacã, através do decreto Nº 2.823, que “Disciplina medidas cautelares a serem empreendidas por órgãos públicos e privados e, outras providências”, determinou a suspensão das atividade de bares, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, academia de musculação, dança, ginástica, boxe, caratê, judô (similares), casas lotéricas, correspondentes bancários e demais segmentos comerciais no município de Camacã.

A prefeitura justificou que “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos a saúde pública a fim de evitar a disseminação da doença”. A confirmação ocorrida nesta quinta-feira, 19, de caso de Coronavírus (COVID-19) no município de Itabuna e o risco eminente de sua disseminação, foi outra justificativa evocada.

Supermercados, mercearias, padarias, açougues, granjas, farmácias, postos de combustíveis, assim considerados essenciais, foram excluídos do decreto e devem permanecer o funcionamento normal, devendo entretanto, “promover a higienização, limpeza e desinfecção das superfícies (banheiros, espaços, pisos, corrimões, maçanetas, equipamentos, entre outros) com solução sanitária; não compartilhar utensílios (talheres, pratos, copos ou garrafas, etc) de uso comum ou pessoal, evitar aglomerações nesses ambientes fazendo rodízios quando possível e manter ambientes arejados e bem ventilados.

Em nota, a CDL de Camacã recomendou o cumprimento do decreto e recomendou aos lojistas que estão sem movimento, “que negociem com seus funcionários e colaboradores a antecipação de férias, ou cessão de férias coletivas a fim de minimizar a ociosidade deles nos seus estabelecimentos”.

“A CDL manifesta sua preocupação em zelar pela saúde da população. Para tanto defende o fechamento total do comercio da cidade durante o período de avanço do vírus”, informou a entidade.

O estabelecimento que descumprir o decreto, poderá ter, licença, alvará e autorizações municipais de funcionamento, cassados. As secretarias municipais deverão fazer a fiscalização e sanções, deverão ter o apoio  da guarda municipal e da força policial.

Na noite desta sexta, Guarda Municipal e Polícia Militar já faziam o trabalho de conscientização dos comerciantes Camacaenses

Até por volta das 9:00h da noite desta sexta, bares, restaurantes e lanchonetes, por exemplo, continuavam funcionando normalmente em Camacã. Apesar de ter entrado em vigor nesta sexta, o decreto deverá ser efetuado, “na prática”, a partir deste sábado, 21. O vice-prefeito Paulo do Gás, informou ao Folha do Cacau, “que polícia e a guarda municipal já estão nas ruas de Camacã,  fazendo o trabalho de conscientização”.

A Prefeitura informou em nota que, até as 21:00h desta sexta, nenhum caso foi registrado no município. 64 casos estão sendo monitorados.

 

LEIA PARTE DO DECRETO:

DECRETA: Art. 1º – Ficam suspensas as atividades comerciais de: Bares, Restaurantes, Lanchonetes, Salões de Beleza, Academia de Musculação, Dança, Ginástica, Box, Caráter, Judô (similares), Casas Lotéricas, Correspondentes Bancários, e demais segmentos comerciais no município de Camacã, observadas as exceções. §1º – Excetuam-se do caput, Supermercados, Mercearias, Padarias, Açougues, Granjas, Farmácias, Postos de Combustíveis, assim considerados essenciais. §2º – Os estabelecimentos de gênero alimentícios poderão funcionar na modalidade DELIVERY, com entrega exclusivamente em domicilio e desde que os pedidos se realizem por meios eletrônicos, sem aglomeração de pessoas em suas sedes.