Foram registrados 84 casos confirmados de Covid-19 (novo coronavírus) na Bahia até o final da manhã desta quarta-feira, 25, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Além disso, foram descartados 725 casos e não há óbitos em decorrência da doença. O município com maior números de casos é Salvador, com 52, seguido de Feira de Santana e Porto Seguro, os dois com 8 pacientes confirmados. Os outros municípios com casos positivos são: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Prado (2); São Domingo (1) e Teixeira de Freitas (1).

De acordo com a Sesab, os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

“É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital”, informou o órgão.

O diagnóstico do doença é feito através da coleta de materiais respiratórios que é encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. (Confira abaixo)

Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2

Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo relacionados:

  1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
  2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;
  3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
  4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
  5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não tem indicação para coleta de amostrasc