Uma nova reunião, mais ampla e com a participação de diversos setores da sociedade civil, foi realizada pela prefeitura. Na tarde de ontem, sexta, 27, os gestores já haviam se reunidos com dirigentes lojistas.

 

Por Fred Costa

Na tarde deste Sábado, 28, o Prefeito Oziel Bastos e o Vice Paulo do Gás, se reuniram no pátio da Prefeitura de Camacã, com a Câmara de Dirigentes Logistas, lideranças religiosas, representantes da educação, Polícia Militar, Câmara de Vereadores, vigilância sanitária e a secretaria de saúde, para definirem sobre a reabertura do comércio.

Durante a reunião, ficou decidido que a partir de segunda-feira, 30, o comércio voltará a funcionar em horário comercial normal,de 08:00 às 18:00 horas.

Por precaução, continuará suspenso o funcionamento dos seguintes estabelecimentos:
BARES, LANCHONETES, RESTAURANTES, ESPAÇOS PARA EVENTOS, CLUBES SOCIAIS, ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO, DANÇA, GINÁSTICA, BOX, JUDÔ E SIMILARES.
Quanto aos estabelecimentos que reabrirão, foram sugeridas as seguintes regras:
– Realização de higienização, limpeza e desinfecção das superfícies (banheiros, espaços,
pisos, corrimão, maçanetas, entre outros) com solução sanitária.
– Funcionários a utilizarem os equipamentos de proteção individual, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
– As lojas deverão exercer suas atividades com redução no quadro de funcionários (ficando a critério do empregador).
– As empresas deverão fixar comunicados em suas dependências físicas, informando que, funcionários e clientes deverão manter uma distância de no  mínimo 01 metro, uns dos outros, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
– Limitar o acesso de consumidores ao máximo de 08 pessoas por estabelecimento, obedecendo o artigo anterior, conforme menor o estabelecimento, menor o números de consumidores exigidos, ou seja, obedecendo 1 metro de distância.

Durante a reunião, o Vice-Prefeito Paulo do Gás, fez questão de enfatizar o que já havia dito em um encontro que aconteceu na AMURC com diversos prefeitos do sul da Bahia no último dia 16. “A decisão de reabrir o comércio, foi tomada pela maioria dos presentes na reunião. Porém, já durante a reunião que tivemos na AMURC, com diversos prefeitos do sul da Bahia, fiz questão de enfatizar que o pico da epidemia em nosso país, está previsto para meados do mês de abril e início de maio. Por isso, devemos estar em alerta e buscarmos nos precaver da melhor maneira, dentro das possibilidades do nosso município”, afirmou Paulo do Gás.

“Continuaremos orientando para que as pessoas que se incluem em grupos de risco, permaneçam seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Certos de contarmos com a compreensão de todos, agradecemos” disse Wesley Santana, Presidente da CDL.

Veja comunicado publicado pela CDL