POR FRED COSTA

Na manhã desta Segunda-feira, 30, a população da cidade de Camacã, foi ás ruas como em dias normais. Tumultos foram registrados em agência bancária e a PM foi acionada.

Mesmo diante da orientação da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e do decreto publicado pela prefeitura e dirigentes logistas, que impõe restrições devido a pandemia do novo coronavírus, o fluxo de pessoas no comércio de Camacã, na manhã desta segunda, 30, se assemelhava  a qualquer outro dia útil.

Para tentar reforçar as orientações e conscientizar a população da necessidade de permanecer seguindo as normas que tentam evitar o alastramento da pandemia, o vice prefeito Paulo do Gás foi às ruas.

“Vivemos um momento com mortes por todo o mundo. Só devemos sair de casa em casos extremamente necessários. A administração municipal tem feito um trabalho intenso voltado às precauções e à proteção dos Camacãenses. Não podemos relaxar. Com o esforço de todos, vamos superar esse momento de desafios”, disse Paulo do Gás, que utilizou um carro de som.

 

Paulo do Gás em frente a Caixa Federal, reforçando os alertas

Av. Dr João Vargens, Camacã.

A aglomeração maior de pessoas, foi na porta da Caixa Federal. A agência estava controlando a entrada de clientes e permitindo que entrasse apenas 05 de cada vez, gerando uma onda de reclamações e aglomerações do lado de fora. Durante o tumulto, a Polícia Militar foi acionada para conter os clientes. “Preciso sacar meu FGTS e estou vindo aqui desde a semana passada. Não estou conseguindo resolver. Ninguém da Caixa vem orientar a gente. Agora disseram que é para entrar de 5 em  5 clientes”, afirmou um usuário de Panelinha.

Não conseguimos falar com a direção da Caixa de Camacã.

Houve até tumulto na entrada da Agência da Caixa Econômica Federal

No último fim de semana, alguns estabelecimentos comerciais, que não se enquadram entre os de ‘extrema necessidade’ como bares, também abriram as portas. A prefeitura informou, após nova reunião com lojistas, ocorrida neste domingo, que os infratores poderão ter o alvará cassado. A liberação para funcionamento está prevista para a próxima quinta, 03.

Com as indisciplinas, a Secretaria de Saúde do Município intensificou as ações que já vinham sendo tomadas. “Intensificamos as medidas preventivas, inclusive colocamos orientadores nas ruas para que os comércios que estão autorizados a funcionar, mas de maneira segura, com o uso de produtos de higiene pessoal para funcionários e clientes e a distância segura entre as pessoas.  Intensificamos também, a fiscalização para com os que não estão autorizados e tentam desobedecer. Com relação a situação da Caixa Federal, assim que tomamos conhecimento, mandamos orientadores para controlar a situação”, esclareceu o Secretário de Saúde de Camacã, João Pio.