No dia 13 de março, o Folha do Cacau publicou matéria contendo reclamações de moradores de Itaju, sobre qualidade da água fornecida pela Embasa. Empresa negou irregularidades no período e citou  intensidade de chuvas no período. LEIA NOTA NA ÍNTEGRA.

No dia 13 de março, após recebimento de reclamações de leitores, moradores de Itaju do Colônia, o Folha do Cacau publicou matéria, em  que “segundo reclamação dos moradores, a água servida, ‘está vindo com um óleo’.”

Na ocasião, um morador reclamou assim: “Pedimos informações a EMBASA e ainda não temos resposta. A comunidade vem fazendo várias queixas a respeito da água, que está vindo com um produto estranho. Você lava a louça e parece que fica um óleo. Você toma banho e no chão do banheiro fica parecendo aquele óleo para pele de crianças”.

Como publicamos na matéria, não conseguimos contato com a Embasa. RELEMBRE AQUI.

Hoje, terça, 31 de março, o Folha do Cacau recebeu via email, nota da Embasa, através da Unidade Regional de Itabuna (USI), informando que tais informações veiculadas à época, não procedem e que “neste mês de março, não foi anotada nenhuma anormalidade da água tratada, que obedece aos parâmetros da portaria de consolidação nº do Ministério da Saúde”.

 

VEJA NOTA NA ÍNTEGRA:

Embasa garante qualidade da água em Itaju do Colônia

A Embasa informa que não procede a informação publicada no site Folha do Cacau, da região sul do estado, no dia 13 de março, sobre a presença de óleo na água distribuída em Itaju do Colônia. A qualidade da água distribuída no município é aferida na Estação de Tratamento de Água (ETA), no laboratório da Unidade Regional de Itabuna (USI) e, ainda, no laboratório central da Embasa em Salvador. Neste mês de março, não foi anotada nenhuma anormalidade da água tratada, que obedece aos parâmetros da portaria de consolidação nº do Ministério da Saúde.

Em março, porém, as chuvas intensas na região carrearam grande quantidade de matéria orgânica, principalmente baronesas, para o rio Colônia, onde fica a captação de água da Embasa para abastecer o município. O fenômeno afetou a qualidade da água bruta, mas, depois de tratada, a água foi adequada aos padrões de potabilidade. A Embasa recomenda a limpeza dos reservatórios domiciliares a cada três meses, pois, quando isso não é feito, acontecem alterações na qualidade da água distribuída.

O cliente da Embasa pode entrar em contato com a empresa por meio da Agência Virtual (https://agenciavirtual.embasa.ba.gov.br), App Embasa ou pelo teleatendimento 0800 0555 195, que funciona com número limitado de atendentes por conta do coronavírus.

 

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Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Itabuna (USI)