Cerca de 180 mm foi o que choveu em Camacã nos últimos três dias, quantidade que se equipara a vários meses de chuvas. 64 famílias já foram assistidas. 

Por Marcus Paulo e Fred Costa

Na tarde deste sábado, 11, voltou a chover forte em Camacã. Várias ruas foram alagadas e diversos vídeos circularam nas redes sociais. Em um deles, a rua em frente a garagem da prefeitura apareceu completamente inundada. Em outro, o ex-vereador Aroldinho do Povo, morador da Rua Ana Nery, que fica ao lado do Rio Panelão no “Bairro Novo” – Antônio Elias Ribeiro, mostrou o Panelão transbordando e alagando ruas. Além disso, um fio de alta tensão da rede elétrica caiu próximo ao semáforo e parte da cidade ficou sem energia.

O Prefeito Oziel também usou as redes sociais para clamar ajuda à população, afirmando que não tinha efetivo suficiente para tamanha demanda  e que o estado da cidade era grave, dizia o áudio. “Eu queria contar com vocês nesse momento difícil. A Defesa Civil de Brasília e de Salvador já ligaram e pediram para decretar Estado de Calamidade. Em  Camacã já choveu 170 mm e vai chover mais . Eu queria pedir a vocês, todo mundo que poder, pra gente tentar ajudar essas famílias. Vamos ligar um pro outro, o telefone aqui está em tempo de estourar com as pessoas ligando para pedir socorro”, pediu o Prefeito Oziel.

“É um cenário muito triste: barrancos e muros cederam, famílias tiveram suas casas invadidas por lamas, mas, graças ao apelo do Prefeito Oziel, foi uma comoção muito grande, muitos voluntários apareceram e nos dividimos por ruas. Uns foram para a São João, outros foram para a Carlos Gomes, Duque de Caxias, 13 de Maio, Escadarias da 10 de Janeiro, realmente foi um ato muito humanitário e todo mundo abraçou, foi bonito de ver essa união dos Camacaenses para ajudar ao próximo. Deus nos abençoe”, disse Paulo do Gás.

Prefeito Oziel e vice Paulo do Gás, vistoriando locais de alagamentos – Foto: Daniel Rocha

Já na quinta-feira, 09, uma chuva torrencial atingiu Camacã, causando alagamentos e desabamentos. Os números oficiais ainda não foram divulgados. Segundo o serviço de meteorologia Climatempo, caiu 35 mm de chuva hoje e mais 30 mm neste domingo.

Segundo Daniel Rocha, Coordenador da Defesa Civil de Camacã, a cidade possui 18 áreas de risco. “Estamos atuando desde a última quarta. A nossa cidade é muito íngreme. Estamos indo ao resgate de pessoas que ficaram sem imóvel e oferecemos o aluguel social, cestas básicas e abrigando em escolas. Choveu em três dias 180 mm, a mesma quantidade que seria para seis meses. Recomendamos que procurem a prefeitura para orientações para não construírem em locais impróprios. Mas, estamos contando com voluntários e monitorando os pontos críticos do nosso município. Já atendemos a 64 famílias, mas, o número não para de crescer”, informou Daniel no final da noite deste sábado.

Daniel (c) coordena a Defesa Civil de Camacã

DEFESA CIVIL DE CAMACÃ: 

73 98152 2157 /  73 98152 2157 (WhatsApp de Daniel Rocha)

VEJA VÍDEOS DOS ALAGAMENTOS: