Prefeitura de Camacã publica decreto que torna obrigatório o uso de máscara respiratória em espaços públicos e comerciais. A princípio, o descumprimento resultará em observação educativa e posteriormente haverá punição.

Por Fred Costa

A Prefeitura Municipal de Camacã, publicou nesta Quarta-Feira, 22, um decreto que torna obrigatório o uso de máscara em locais públicos,  para impedir a propagação do novo coronavírus.

A obrigatoriedade passou a valer no momento da publicação e de acordo com o texto do decreto, o uso da máscara é necessário para qualquer pessoa que transite em espaços públicos, como ruas, praças, estabelecimentos públicos e privados e em transportes coletivos.

Tanto em estabelecimentos comerciais, quanto nos transportes de passageiros coletivo, o responsável não poderá permitir a entrada de pessoas sem o equipamento de proteção. O descumprimento da medida será passível de sanção e multa, que será aplicada a partir da publicação do decreto. A fiscalização ficará por conta da Polícia Militar, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Entretanto, a princípio, será uma observação educativa e posteriormente haverá punição.

Veja o decreto na integra:

Orientações:

As máscaras devem garantir que o tecido cubra a boca e o nariz, de forma a conter partículas de saliva. Caso sejam produzidas de forma caseira, devem ser observadas as orientações do Ministério da Saúde. A máscara caseira deve ser de uso individual, não podendo ser compartilhada com ninguém, mesmo sendo pessoa da família.

Dicas de uso e higienização correta:

É recomendável que cada pessoa tenha pelo menos três máscaras caseiras. A orientação é que sempre que sair de casa, a pessoa deve levar uma máscara de reserva, assim como ter uma sacola plástica para guardar a máscara quando trocá-la; sempre manter o elástico ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca, de forma que a máscara proteja a boca e o nariz e enquanto estiver utilizando a máscara, evitar tocá-la e ficar ajustando a todo tempo.

Ao chegar em casa, a pessoa deve somente retirar a máscara após higienizar as mãos com água e sabão; fazer a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos, sendo que a proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água.

Após o tempo de imersão, deve-se realizar o enxague em água corrente e lavar com água e sabão; após a secagem da máscara caseira, utilizar ferro de passar roupa e acondicioná-la em saco plástico. A máscara deve estar seca para sua reutilização.