A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje,28, por unanimidade, a realização de testes rápidos de farmácia para diagnóstico de covid-19. Até então, os testes só podiam ser feitos em hospitais e clínicas.
As farmácias interessadas em fazer o teste devem ter a presença de um profissional qualificado. Os testes devem ser feitos no próprio local e este profissional de saúde vai interpretar o resultado, analisando também outros dados do paciente.
O teste rápido é considerado um auxiliar para o diagnóstico, sem finalidade comprobatória. Assim, os resultados computados não farão parte da contagem de casos de coronavírus no país.
A medida foi aprovada pela diretoria da agência em caráter temporário, enquanto durar o estado de emergência no país. “O aumento (dos testes) será uma estratégia útil para diminuir a aglomeração de indivíduos (em hospitais) e também reduzir a procura dos serviços médicos em estabelecimento das redes públicas”, acredita o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.