Na noite deste domingo,17, equipes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal atuaram em diversos bairros de Itabuna, para fazer cumprir o Toque de Recolher decretado no município. As equipes foram orientadas a abordar quem não estiver cumprindo as ordens de recolhimento residencial obrigatório na cidade.
Moradores do bairro Jardim Grapiúna fizeram denúncias anônimas de que havia uma aglomeração de pessoas bebendo e fazendo algazarra. Policiais e Guardas foram ao local indicado e na ação, três irmãos, sendo duas  mulheres e um homem acabaram presos por desobediência e desacato. Na delegacia, os três fora ouvidos, assinaram um Termo Circunstanciado  de crimes de desobediência e em seguida foram liberados.
Quem não obedecer a ordem de recolher pode ser peso, conduzido a delegacia e ser processado criminalmente por infringir o Artigo 330 do Código Penal que tipifica o crime de desobediência, o qual consiste em “desobedecer a ordem legal de funcionário público”, cuja pena é de detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.