Entidades não chegam a acordo sobre funcionamento de bancos em feriados antecipados

O governador Rui Costa sancionou, no fim da manhã deste sábado, 23, a lei que antecipa os feriados de São João (24/06) e da Independência da Bahia (02/07) em todo o estado para as próximas segunda e terça-feira (25 e 6/05), respectivamente. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o projeto neste sábado, 23.

Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, Lauro de Freitas,  Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari também vão antecipar feriados municipais para a próxima quarta-feira, 27.

Todas as entidades, inclusive as bancárias, devem seguir a legislação estadual, municipal e federal, que determina que segunda e terça-feira são feriados, portanto, os bancos estão proibidos de funcionar.

Decreto Municipal também decreta feriados em Camacá

Entidades não chegam a acordo sobre funcionamento de bancos em feriados antecipados

Após mais de três horas de reunião, realizada por videoconferência, na tarde deste sábado, 23, representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e do Sindicato dos Bancários da Bahia não chegaram a um acordo em relação ao funcionamento das agências segunda, terça e quarta (25, 26 e 27). As entidades reivindicam o cumprimento dos decretos estadual e municipal, que anteciparam feriados com o objetivo de reduzir a taxa de contágio do coronavírus.

De acordo com a entidade sindical, os bancos alegaram que têm milhares de pessoas aguardando para receber os benefícios sociais. Por isto, querem abrir somente para a realização destes pagamentos, com a presença de menos de 30% dos funcionários nas agências.

De acordo com as empresas, o critério seria por adesão, desde que houvesse um quantitativo mínimo para assegurar que os benefícios sejam pagos em cada unidade. O sindicato denunciou que existem bancários sendo pressionados a irem nas agências a partir de segunda-feira.