Pau Brasil teve uma tempestade com queda de granizo na noite desta terça-feira, 26. Em um vídeo postado por uma morador, é possível notar as pancadas de chuva com granizo.

O temporal assustou moradores da cidade sul baiana, que compatilharam diversas imagens nas redes sociais.

O site Climatempo, previa uma chuva de cerca de 4mm na cidade. Mas, ao que as imagens indicam, a realidade superou a previsão.

Os granizos atingiram prinpalmente as região da “Baixinha”, além da Rua Itapetinga e região da Feira Livre.

“Mas ainda não temos notícias de nenhum dano a residências ou a moradores. Esperamos que tenha sido só um susto”, informou ao Folha do Cacau, o Vereador Marcinho de Carlão.

Veja vídeo de relâmpagos no início da noite de hoje.

9

COMO SE FORMA A CHUVA DE GRANIZO:As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo. A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. “E ela só aparece nas regiões mais quentes”, explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo.