O chefe da Pfizer, Albert Bourla, disse que sua empresa acredita que eles terão uma vacina COVID-19 pronta até o final de outubro, de acordo com a Associated French Press (AFP).   Atualmente, a empresa está em fase  de desenvolvimento de ensaios clínicos , desenvolvendo sua vacina ao lado da alemã BioNtech.

As empresas, cujo projeto conta com a tecnologia de RNA mensageiro nunca antes usada em uma vacina aprovada, administraram os primeiros seres humanos na Alemanha no início de maio e esperam iniciar um teste nos EUA em breve, aguardando a bênção dos reguladores.

“Se tudo correr bem, e as estrelas estiverem alinhadas, teremos evidências suficientes de segurança e eficácia para que possamos … tomar uma vacina no final de outubro”, disse Bourla, segundo a AFP.   Fazer milhões de doses em apenas alguns meses, como espera a Pfizer, marcaria uma velocidade quase sem precedentes e exigiria uma ação regulatória rápida.

“É claro que precisamos ver e esperar para ver como a eficácia e a segurança da vacina são demonstradas, esperançosamente nos próximos meses”, disse Nanette Cocero, chefe global da Pfizer Vaccines, em uma chamada organizada pela Federação Internacional do Fabricantes Farmacêuticos (IFPMA).

 “Supondo que isso seja demonstrado, estamos buscando acelerar a fabricação com rapidez para ter cerca de 10 a 20 milhões de doses até o final deste ano, as quais deverão, obviamente, ser usadas em um ambiente de emergência”.
Outros fabricantes de medicamentos que testam mais de 70 candidatos à vacina COVID-19 incluem Moderna, Johnson & Johnson e Novavax, e projetos menores, como no hospital Inselspital de Berna, na Suíça.
A Pfizer, a BioNtech e outras empresas estão correndo para desenvolver uma vacina, já que atualmente não existem tratamentos aprovados e apenas resultados mistos de medicamentos em estudo contra o vírus.
 A britânica AstraZeneca disse em maio que se juntou à Universidade de Oxford em um projeto de vacina que também está sendo testado em voluntários. Eles também estão projetando uma data de lançamento para o final do ano.

“A esperança de muitas pessoas é que tenhamos uma vacina, espero que várias, até o final deste ano”, disse Pascal Soriot, chefe da AstraZeneca, de acordo com a AFP.

A Pfizer pretende fazer de 10 a 20 milhões de doses da vacina contra o coronavírus até o final de 2020 para uso emergencial, caso passe nos testes, anunciou em maio o chefe de vacinas da farmacêutica americana.