O antigo Hospital AMEC foi totalmente restaurado e reaberto, para atender exclusivamente a casos de Covid-19 em Camacã e demais cidades do Consórcio Mata Atlântica (CIMA)

Por Fred Costa

Foi inaugurado na noite desta sexta-feira, 05, o Hospital Novo AMEC  que terá como finalidade atender casos de Covid-19 de Camacã e cidades que compõem o consórcio Mata Atlântica (CIMA). Com o lema “saúde com amor”, a unidade é gerida pela Fundação Gonçalves e Sampaio (FGS Saúde), mesma entidade responsável pelo Hospital de Campanha montado na Fonte Nova, em Salvador.

São 30 leitos, sendo 12 de observação, 02 de suporte intensivo com respirador e 16 de enfermagem. A unidade conta com profissionais exclusivos (que não atuam em outras unidades), com atendimento 24 horas e com portas abertas para pacientes sintomáticos de Covid-19.

Para impedir o contato dos funcionários com o vírus, o Novo AMEC possui uma câmara de desinfecção e nenhum profissional entrará ou sairá sem passar pelo procedimento. Neste domingo, 07, haverá treinamento interno e na segunda, 08, inicia-se o atendimento aos usuários.

Segundo o representante da FGS, Kael Santos, o Novo AMEC vai atender a rigorosos critérios de proteção pessoal, contando com todos os EPIs e seguindo  protocolos de paramentação e desparementação dos profissionais, que são os momentos de maior risco de contaminação. “A equipe local também será coordenada  e contará com todo o suporte da equipe de infectologista que atua no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova”, informou.

Segundo o Diretor Presidente da FGS, médico Almir Gonçalves, “a entrega dessa estrutura hoje, é a realização de um desejo, um anseio antigo que a comunidade de Camacã já tinha. Nesse momento em que o mundo enfrenta essa pandemia, temos aqui uma unidade voltada para casos do Covid-19. Comemoramos, porque, inclusive, a nossa sede é aqui”, salientou o Almir.

A instalação da unidade foi motivada por um pedido do Vice-Prefeito Paulo do Gás, do vereador de Pau Brasil Nego Elder e do  vereador Camacaense Lucas Muniz, que uniram forças para solicitar junto ao Governo do Estado e suprirá uma carência de Camacã e região no enfrentamento do Covid-19, nesse momento de pandemia.

O Prefeito Ozeil Bastos comemorou a conquista e desejou boa sorte aos colaboradores.”Quero dizer para vocês que estou aqui emocionado, pois quando era motorista de ambulância, busquei muitos pacientes daqui para outras cidades. Agradeço a todos os prefeitos do CIMA por esta conquista, que mesmo com toda maldição jogada por alguns, Deus nos permitiu a reabertura do hospital Novo AMEC. Que Deus proteja toda a equipe que estará colocando a vida em risco para salvar vidas”, afirmou Oziel.

O Prefeito Ozeil Bastos desejando boa sorte aos colaboradores do Novo Amec.

O vice-Prefeito paulo do Gás observou a importância e a seriedade com que se deve lidar com vidas

“Essa ideia de revitalizar o Hospital AMEC veio do Nego Elder. Daí nossa união e a força dada por Ângelo Coronel que imediatamente abraçou a ideia. Sei que os funcionários abraçarão essa causa pela qual foram preparados. Os colaboradores que escolheram esta profissão, tem a missão de dar sopro a vida como foi o caso do Nego Elder. Que Deus abençoe todos os funcionários e saibam que o município não medirá esforços para contribuir.  Agradeço também ao Dr Almir, Lucas Muniz e ao Governador Rui Costa”, disse o Vice-Prefeito Paulo do Gás.

Nego Elder, que foi infectado pelo Covid-19 e recentemente ficou internado numa UTI em Itabuna, afirmou que apesar de estar sem as devidas forças físicas, estava muito contente em ver concretizado o fruto de uma causa pela qual ele lutou.  “Agradeço a Deu a por estar aqui. Infelizmente o Covid vem matando muita gente. Em mim, ele contribuiu para mudar minha vida. Vamos  nos unir, pois uma cidade sozinha não vai a lugar nenhum. A criação do Consórcio da Mata Atlântica, foi para que nós nos fortalecêssemos para conseguir melhorias para os nossos municípios. Parabéns ao vice prefeito Paulo do Gás por pressionar o nosso governador e unidos nós conseguimos. Peço aos funcionários que não tratem os pacientes pelo sobrenome, tratem com carinho, pois ninguém vem ao hospital para se divertir ou comprar caramelo, vem buscar um refrigério de vida. Boa sorte para todos nós”, desejou.

Um dos respiradores instalados no Novo Amec.