Diferente de vários outros estados, a Bahia optou por estender o fechamento do comércio e só vai discutir amplamente a reabertura econômica na próxima Segunda-feira, 15, quando está prevista uma reunião geral de integrantes do grupo de trabalho criado para estudar a retomada das atividades no estado. A data também marca, conforme decreto publicado no final de maio, o término do prazo para apresentação do relatório de conclusão dos trabalhos do grupo.
“As reuniões já começaram. Tiramos um plano de trabalho e estamos na linha de compor as coisas, para fechar o que seriam as etapas (de reabertura)”, afirma o secretário estadual de Planejamento, Walter Pinheiro, coordenador do grupo de trabalho. Para Pinheiro, a postura da Bahia pode ser classificada como “prudente”, enquanto muitos estados já começam a autorizar o funcionamento do comércio e outros serviços. “Estamos conversando com os setores, levando em conta um conjunto de índices. A atenção básica e a vigilância epidemiológica têm nos balizado”, disse Walter Pinheiro.
Em Salvador, a ocupação dos leitos de UTI voltados para o tratamento do coronavírus tem oscilado entre 70% e 75%. Na Bahia, a taxa atual é de 72%, conforme o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
No Twitter, o titular da pasta, Fábio Vilas-Boas, chamou a atenção, ao compartilhar reportagem, para o aumento súbito de infecções e mortes causadas pelo novo coronavírus em cidades do interior do país. “Vejam o que está acontecendo pelo país. Se repetirmos, seremos nós amanhã após abertura, quando o interior terá segunda onda de infecção de Covid-19”, escreveu.