Nesta Segunda-feira,22, o governador da Bahia, Rui Costa, informou, que houve aumento no número de casos de pessoas que chegaram ao estado contaminadas pela Covid-19. Segundo Rui Costa, os passageiros chegam à Bahia com a doença através de ônibus interestaduais, alguns clandestinos, o que atrapalha o combate à disseminação do vírus.

“Quero chamar atenção aqui desta linha [do gráfico] relativa a ‘outros estados’, que são as pessoas que chegam contaminadas de outros estados. Número absurdo de crescimento, 339% nos últimos cinco dias. Infelizmente, o que está realimentando a doença na Bahia são as pessoas que estão chegando de outros estados por ônibus interestaduais”, disse Rui Costa em live realizada.

Rui Costa criticou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que, segundo ele, não faz o controle da chegada de ônibus clandestinos no estado. No dia 10 deste mês, um ônibus clandestino que saiu de São Paulo desembarcou com nove pessoas infectadas por Covid-19 no município de Nova Soure.

“Nós conseguiríamos controlar mais, se não fosse pela ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, que não controla absolutamente nada. Portanto, não controla a chegada de ônibus clandestinos, não favorece a emissão de liminares… A grande maioria dos ônibus… Eu tenho relato de prefeitos, que testam as pessoas que chegam e elas chegam positivas. Isso traz novas contaminações em cada município. Se estivéssemos conseguindo controlar a entrada e saída desses ônibus de outros estados, estaríamos em situação melhor na Bahia do que chegamos até agora”, afirma o governador da Bahia.

Em nota, a ANTT informou que, desde o começo da pandemia até o inicio de junho, já realizou 25 apreensões de ônibus na Bahia, que transportavam 400 pessoas. Destas ações, 12 ocorreram na região de Feira de Santana, 5 na região de Vitória da Conquista, 7 entre Vitória da Conquista e Jequié e 1 em Eunápolis.

A nota diz também que “é preciso levar em conta que existem pessoas que trabalham em hospitais, supermercados e outros serviços essenciais, que precisam se deslocar para trabalhar. Devido à contingência que o país está atravessando, a Agência flexibilizou a redução da frequência de horários para as empresas regulares”.

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 807 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,7%), 50 óbitos (+3,6%) e 717 curados (+3,2%). Dos 47.086 casos confirmados desde o início da pandemia, 23.305 já são considerados curados, 22.340 encontram-se ativos e 1.441 tiveram óbito confirmado.