Cerca de 30 municípios da Bahia estão com taxa de crescimento de casos da Covid-19 acima de 100% nos últimos dias. A informação foi divulgada pelo governador do estado, Rui Costa, em transmissão na internet realizada na noite desta Segunda-feira,06. Segundo Rui Costa, os prefeitos destas cidades justificaram o aumento em razão dos festejos juninos.

“É o efeito São João. Infelizmente, nós temíamos muito por isso. Estávamos olhando a relação cidade por cidade. Nós temos quase 30 cidades que acumularam nos últimos cinco dias uma taxa de crescimento de 100%, dobraram número de casos. Outras cidades no patamar de 30%, 40%. Liguei para alguns prefeitos para ver o que está sendo feito”.

“Quase a unanimidade dos prefeitos apontaram festas juninas, aglomerações desse período como fator relevante para esse crescimento de casos no interior. Muitos relatos de famílias que estavam em várias regiões do país e se encontraram em sítios e locais. Ouvi dos prefeitos relatos de famílias inteiras quando se juntaram 10, 15 pessoas. houve uma subida dos casos, isso em função, não tenho dúvida, das aglomerações e viagens no período de São João”, disse Rui Costa.

Além destas cidades com aumento de 100% dos casos, Rui Costa também citou outros municípios que seguem com taxas de crescimento de casos da Covid-19 elevadas.